segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Segunda Lei de Mendel / Segregação Independente - DIFÍCEIS


Segunda Lei de Mendel / Segregação Independente
01 (004782) - (MACK SP/2004/Inverno - Grupo I)
Em abóboras, o fruto pode ser esférico ou discóide. O cruzamento de um indivíduo de frutos discóides e outro de frutos esféricos, ambos puros, produziu uma F1 composta de 100% de indivíduos com frutos discóides. Cruzando-se dois indivíduos de F1, obtiveram-se 1600 sementes. Se todas elas germinarem, o número esperado de plantas com frutos esféricos será de:
a) 400
b) 800
c) 1200
d) 1400
e) 600

Gab: A

02 (006564) - (FUVEST SP/2006/1ª Fase)
Um indivíduo é heterozigótico em dois locos: AaBb. Um espermatócito desse indivíduo sofre meiose. Simultaneamente, uma célula sangüínea do mesmo indivíduo entra em divisão mitótica. Ao final da interfase que precede a meiose e a mitose, cada uma dessas células terá, respectivamente, a seguinte constituição genética:
a) AaBb e AaBb.
b) AaBb e AAaaBBbb.
c) AAaaBBbb e AaBb.
d) AAaaBBbb e AAaaBBbb.
e) AB e AaBb.

Gab: D

03 (002108) - (UNESP SP/2000/Janeiro)
Em um concurso de cães, duas características são condicionadas por genes dominantes (A e B). O homozigoto dominante para estas duas características recebe mais pontos que os heterozigotos e estes, mais pontos que os recessivos, que ganham nota zero. Um criador, desejando participar do concurso, cruzou um macho e uma fêmea, ambos heterozigotos para os dois genes, obtendo uma descendência com todos os genótipos possíveis.
a) Qual a probabilidade do criador obter um animal com a pontuação máxima? Qual a probabilidade de obter um animal homozigoto recessivo para os dois genes?
b) Considerando que todos os descendentes do referido cruzamento participaram do concurso, e que cada gene dominante contribui com 5 pontos na premiação, quantos pontos devem ter obtido os vice-campeões e os cães classificados em penúltimo lugar?

Gab:

a) A probabilidade de obter pontuação máxima (AABB) é . A probabilidade de obter um animal homozigoto recessivo para os dois genes, ou seja, nota zero, é também (veja esquema anterior).
b) Pela análise do quadro de cruzamento, obtemos:
(4 dominantes) : (3 dominantes) : (2 dominantes) : (1 dominante) : (todos recessivos).
Assim, os vice-campeões possuem 3 dominantes, ou seja, 15 pontos. Os cães que estarão em penúltimo lugar possuem apenas 1 dominante, portanto, conseguirão apenas5 pontos.

04 (002443) - (UnB DF/1994/Julho)
O heredograma mostra a forma de herança para duas características genéticas.
Use-o para julgar os itens abaixo.


Olhos azuis; cabelos castanhos. Olhos castanhos; cabelos louros.
Olhos azuis; cabelos louros. Olhos castanhos; cabelos castanhos.

00. Cabelos e olhos castanhos decorrem de formas diferentes de herança.
01. Os indivíduos 1, 2 e 6 são necessariamente heterozigotos para os dois genes.
02. Os filhos do casal 10 - 11 terão maiores chances de portar aberrações cromossômicas do que a freqüência observada na população em geral.
03. Como o casal 5 - 6 já possui um filho louro, de olhos azuis, a probabilidade de que venha a ter um quarto filho com as mesmas características é igual a zero.

Gab: ECEE

05 (002542) - (UFU MG/1999/Julho)
Na interação gênica complementar, a manifestação de um fenótipo vai depender da presença de dois ou mais genes que se complementam. Um exemplo desse tipo de interação ocorre com a flor de ervilha-de-cheiro (Lathyrus) que pode ser colorida ou branca. Para haver cor, é preciso que estejam presentes dois genes dominantes P e C. Na ausência de um desses genes dominantes, a flor será branca. No cruzamento entre duas plantas de flores coloridas e duplo-heterozigotas (PpCc), a proporção de plantas com flores coloridas para plantas com flores brancas será de
a) 9 : 7
b) 1 : 15
c) 1 : 3
d) 12 : 4

Gab: A

06 (007164) - (UFJF MG/2006/1ª Fase)
Em bovinos, a pelagem colorida é determinada pelo alelo H, enquanto o alelo h determina a pelagem branca. Outro gene determina a pigmentação da pelagem na cor vermelha (b) ou preta (B). O cruzamento entre um touro de pelagem preta (HhBb) com uma vaca de pelagem preta (HhBb) produzirá uma prole com:
a) 100% de animais com pelagem preta, pois o gene para a cor é dominante.
b) 100% de animais com pelagem branca, pois o gene para a cor é epistático.
c) 12 animais com pelagem branca : 1 com pelagem vermelha : 3 com pelagem preta.
d) 4 animais com pelagem branca : 3 com pelagem vermelha : 9 com pelagem preta.
e) 9 animais com pelagem preta : 7 com pelagem vermelha.

Gab: D

07 (007170) - (UFJF MG/2006/2ª Fase)
As videiras podem produzir uvas de coloração vermelha, vinho, rosa e amarela. O cruzamento entre plantas com esses fenótipos produziu as seguintes proles na geração F1.



Com base nos resultados apresentados acima, responda ao que se pede:
a) Quantos alelos estão envolvidos na determinação do caráter cor de fruto e qual a relação de dominância entre eles?
b) Qual a proporção genotípica e fenotípica do cruzamento entre plantas de fruto vinho do cruzamento parental (2) com plantas de fruto vinho do cruzamento parental (4)?
c) Quantas plantas com frutos amarelos serão geradas, a partir de 200 sementes oriundas do cruzamento entre plantas de frutos vinho do cruzamento parental (4) com plantas de frutos rosa do cruzamento parental (2)?

Gab:

08 (007213) - (UFPEL RS/2006/Verão)
O melhoramento genético tem contribuído efetivamente para o aumento da produtividade de espécies agrícolas. A redução na estatura de algumas espécies e a resistência às moléstias são exemplos de características importantes buscadas nesse melhoramento.
Considere uma espécie em que uma planta alta, com resistência a uma determinada moléstia, tenha sido cruzada com uma outra, de estatura baixa e suscetível à mesma moléstia, com o objetivo de reunir as características de interesse das duas (porte baixo e resistência). Considere ainda que cada característica é governada por um gene com dois alelos, que os genes são independentes entre si e que estatura alta e resistência à moléstia são dominantes sobre baixa estatura e suscetibilidade à moléstia.


Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que, na geração F2, a probabilidade de serem obtidas plantas com
a) o fenótipo desejado é de 3/16; entretanto, apenas um entre os genótipos que manifestam as características desejadas não segregará.
b) o fenótipo desejado é de 9/16; entretanto, apenas um entre os genótipos que manifestam as características desejadas não segregará.
c) pelo menos uma das características desejadas é de 13/16; entretanto, todos os genótipos segregam para, pelo menos, uma delas.
d) apenas uma das características desejadas é de 13/16; entretanto, apenas cinco genótipos segregam para as duas características.
e) o genótipo desejado é de 9/16; entretanto, apenas um entre os genótipos que manifestam as características desejadas não segregará.

Gab: A

09 (003311) - (PUC MG/2000)
Qual dos gráficos a seguir melhor representa as classes fenotípicas de uma característica poligênica, considerando-se o cruzamento de indivíduos AaBb X AaBb?

Gab: E

10 (003335) - (UEL PR/2001)
Considere quatro pares de genes que segregam de maneira independente. Nessas condições, um indivíduo que apresente o genótipo AaBBCcDD produzirá gametas ABCD com a freqüência de:
a) 75%.
b) 50%.
c) 25%.
d) 12%.
e) 6,25%.

Gab: C

11 (003744) - (UnB DF/1999/Julho)
Em uma determinada espécie animal, foram analisadas duas características com segregação independente e herança co-dominante: cor e textura dos pêlos. Para a cor do pêlo, os homozigotos podem ser vermelhos ou brancos. Para a textura, os homozigotos têm pêlo liso ou crespo. Calcule a porcentagem esperada de descendentes fêmeas com pêlo vermelho crespo oriundas do cruzamento de dois animais duplamente heterozigotos. Despreze a parte fracionária de seu resultado, caso exista.

Gab: 03%

12 (004321) - (EFOA MG/2002/Julho)
Em humanos, a biossíntese normal de uma certa proteína-W depende de dois genes, A e B, que expressam as suas respectivas cadeias peptídicas precursoras, alfa e beta; e de um terceiro gene C, que codifica a enzima C, responsável pela catálise da reação de síntese. Os três genes são autossômicos dominantes e estão em locos de cromossomos não-homólogos. O esquema simplificado da biossíntese está representado abaixo. Analise-o e responda aos itens seguintes:


a) Considerando-se o fenótipo final, apresentado no esquema, qual deve ser o genótipo de um indivíduo normal, sabendo-se que sua mãe é recessiva para os alelos desses três locos?
b) Com relação ao genótipo do indivíduo normal acima, quantos tipos de gametas diferentes ele poderá formar?
c) Qual é a porcentagem esperada de nascimentos de crianças com a proteína-W, se for considerado que seus pais são recessivos apenas nos alelos do loco C?
d) Se uma mulher, com mutação que inativou apenas os alelos do loco A, casar-se com um indivíduo recessivo apenas no loco B, seus filhos poderão apresentar a proteína-W? Justifique.

Gab:
a) Como a característica normal é dominante e a mãe é recessiva para essa característica (aabbcc), a criança só pode ser heterozigota para os três pares de genes ou seja (AaBbCc).
b) Para calcular o nº de gametas possíveis basta aplicar a seguinte regra: 2n, onde n representa o numero de pares heterozigotos. Se o individuo é heterozigoto para os três pares de alelos, então n = 3, dessa forma 23 = 8 gametas possíveis.
c) A porcentagem é nula, pois com os pais recessivos para o alelo C que codifica a enzima responsável pela catálise, não haverá ação da mesma pois sua determinação é caracterizada como dominante.
d) Não. A proteína W é constituída pelos peptídeos alfa e beta, como ocorreu a inativação dos genes do lócus A não haverá formação do peptídeo alfa, com isso a proteína sairia codificada de forma errada.

13 (004333) - (EFOA MG/2003/Janeiro)
O esquema abaixo representa o cruzamento entre duas variedades puras de ervilha-de-cheiro (Lathyrus odoratus) de flor branca. A F1 resultante apresentou 100% das ervilhas com flores avermelhadas. Após autofecundação das plantas F1, foram produzidas 371 plantas com flores avermelhadas e 287 com flores brancas, na geração F2.


Analise este padrão de herança e assinale a afirmativa CORRETA:
a) Trata-se de um exemplo típico da primeira Lei de Mendel.
b) Pelos resultados, deduz-se que é um padrão de herança intermediária.
c) A proporção fenotípica 9:7 é um padrão de segregação independente.
d) O gene para a cor avermelhada é codominante em relação ao alelo.
e) O exemplo é de interação gênica já que está envolvido apenas um loco.

Gab: C

14 (004730) - (UNIUBE MG/2003/Janeiro)
Na galinha doméstica a crista pode ser do tipo rosa, ervilha, noz ou simples, determinada pela interação de dois pares de genes, cada um com dois alelos (R, r e E, e) que se segregam independentemente:

Adaptado de Amabis, J. M. & G. R. Martho, 1997.
Fundamentos da Biologia Moderna. São Paulo: Moderna, p. 495.

Do cruzamento entre uma ave (1) com crista ervilha e uma ave (2) com crista rosa, foram obtidos 3 descendentes com crista noz, 3 com crista rosa, 1 com crista ervilha e 1 com crista simples. Diante dos resultados obtidos, podemos afirmar que os genótipos dos pais são:
a) (1) Eerr e (2) eeRr
b) (1) EErr e (2) eeRr
c) (1) Eerr e (2) eeRR
d) (1) E-rr e (2) eeR

Gab: A

15 (005392) - (FMTM MG/2004/Julho)
Leia o trecho abaixo.
A fibrose cística é uma doença autossômica recessiva que provoca a produção de um muco espesso em diversos órgãos e resulta em insuficiência dos pulmões, do fígado e do pâncreas.
A doença é causada por mutações no gene Delta F508, localizado no cromossomo 7. Pesquisadores verificaram, recentemente, que a substância curcumina, extraída de plantas do gênero Curcuma, conhecida popularmente como açafrão, pode ajudar no tratamento dessa doença.
O heredograma apresenta casos de fibrose cística numa família:


Se o indivíduo 11 casar-se com uma mulher normal portadora do gene para a doença, a chance de uma criança nascer com a fibrose cística é de
a) 2/3.
b) 1/2.
c) 1/4.
d) 1/6.
e) 1/8.

Gab: D

16 (007957) - (MACK SP/2007/Verão)
Suponha que, em uma planta, os genes que determinam bordas lisas das folhas e flores com pétalas lisas sejam dominantes em relação a seus alelos que condicionam, respectivamente, bordas serrilhadas e pétalas manchadas. Uma planta diíbrida foi cruzada com uma de folhas serrilhadas e de pétalas lisas, heterozigota para esta característica. Foram obtidas 320 sementes. Supondo que todas germinem, o número de plantas, com ambos os caracteres dominantes, será de
a) 120.
b) 160.
c) 320.
d) 80.
e) 200.

Gab: A

17 (006374) - (UFRN/2005)
Considere as informações abaixo.
O cruzamento entre plantas de variedades diferentes de uma mesma espécie é muito utilizado para a obtenção de cultivares mais produtivos.
Dois espécimes de variedades diferentes de uma planta oleaginosa foram cruzados visando à obtenção de uma variedade mais resistente à seca. Considere que duas das características dessa planta, referentes à folha e à semente, são definidas por alelos segregados independentemente, conforme a tabela abaixo.


Os gráficos abaixo mostram a composição dos alelos para essas duas características nas plantas parentais.


O gráfico que representa o número de alelos encontrados na mitose de uma célula obtida de uma planta resultante do cruzamento entre os parentais acima é:
a)
b)
c)
d)

Gab: C

18 (006375) - (UFRN/2005)
Considere as informações abaixo.
O cruzamento entre plantas de variedades diferentes de uma mesma espécie é muito utilizado para a obtenção de cultivares mais produtivos.
Dois espécimes de variedades diferentes de uma planta oleaginosa foram cruzados visando à obtenção de uma variedade mais resistente à seca. Considere que duas das características dessa planta, referentes à folha e à semente, são definidas por alelos segregados independentemente, conforme a tabela abaixo.


Os gráficos abaixo mostram a composição dos alelos para essas duas características nas plantas parentais.


Das combinações possíveis resultantes do cruzamento entre esses mesmos parentais, o fenótipo que apresenta o maior número de genótipos possíveis é
a) semente com “pêlos”.
b) semente lisa.
c) folha sem cera.
d) folha com cera.

Gab: D

19 (006923) - (UFRN/2006)
No século XIX, Mendel conseguiu explicar a transmissão das características dos seres vivos aos descendentes e enunciar as duas leis da hereditariedade, embora desconhecesse o processo da meiose, conforme esquematizado na figura abaixo.


a) Com base nos conhecimentos da Genética posteriores ao trabalho de Mendel, explique como as duas leis da hereditariedade estão representadas na meiose.
b) O desenvolvimento da Genética demonstrou que a segunda lei é de aplicação restrita. Por quê?

Gab:
a) Primeiria Lei: os fatores são os genes; os alelos se separam na meiose.
Segunda Lei: os homólogos de cada par cromossômicos separam–se com total independência na meiose; portanto, os genes que se situam em diferentes pares cromossomos homólogos também se segregam independentes.
b) Porque podem existir interações de genes não–alelos, bem como epistasia, alelos múltiplos e poligenia, dentre outros fenômenos.

20 (008156) - (UEPB/2007)
Um indivíduo (AB) (ab) é cruzado com outro (ab) (ab), produzindo a seguinte geração:
(aB) (ab) ....... 24
(Ab) (ab) ...... 27
(ab) (ab) ....... 396
(AB) (ab) ..... 403
De posse dos resultados acima, a freqüência de permutação entre A e B é
a) 10 %
b) 6 %
c) 12 %
d) 8 %
e) 4 %

Gab: B

21 (008652) - (PUC MG/2007)
As pimentas são originárias das Américas e parece que já eram cultivadas pelos índios entre 5.200 e 3.400 a.C. Das espécies do gênero Capsicum, a mais difundida é a Capsicum annuum, à qual pertence o pimentão. Quatro variedades de pimentões com cores diferentes podem ser produzidas de acordo com o esquema abaixo. Somente alelos dominantes produzem enzimas funcionais.

O cruzamento de uma planta com pimentões amarelos com uma planta com pimentões marrons gerou descendentes que produziam frutos com os quatro fenótipos.
Analisando as informações acima e de acordo com seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar:
a) Espera-se do cruzamento parental que a maioria dos descendentes produza frutos vermelhos.
b) Do cruzamento parental, espera-se que 1/4 dos descendentes produza frutos amarelos.
c) O cruzamento dos descendentes vermelhos produz, em F2, 1/16 de descendentes verdes.
d) O cruzamento de plantas duplo-homozigotas nunca produz diretamente os quatro fenótipos.

Gab: A

22 (009547) - (PUC SP/2008/Janeiro)
No ciclo de vida de uma samambaia ocorre meiose na produção de esporos e mitose na produção de gametas. Suponha que a célula–mãe dos esporos, presente na geração duradoura do ciclo de vida dessa planta, seja heterozigota para dois pares de genes, AaBb, que se segregam independentemente.
Considerando que um esporo formado pela planta apresenta constituição genética AB e que a partir desse esporo se completará o ciclo de vida, espera-se encontrar constituição genética
a) ab nas células da geração esporofítica.
b) AB nas células da geração gametofítica.
c) ab em um anterozóide (gameta masculino).
d) AB em um zigoto.
e) ab em uma oosfera (gameta feminino).

Gab: B

23 (010390) - (UNICID SP/2009)
Em uma determinada espécie de vegetal, o peso do fruto, devido à herança quantitativa, varia de 0,8 a 2,0 g, sendo que cada gene aditivo contribui com um acréscimo de 0,2 g. O cruzamento entre indivíduos heterozigotos resultou em 320 frutos, dos quais espera-se que tenham 1,2 g
a) 12 frutos.
b) 35 frutos.
c) 75 frutos.
d) 120 frutos.
e) 160 frutos.

Gab: C

24 (010640) - (UNIFESP SP/2009)
Uma espécie de peixe possui indivíduos verdes, vermelhos, laranja e amarelos. Esses fenótipos são determinados por um gene com diferentes alelos, como descrito na tabela.


Suponha que esses peixes vivam em lagoas onde ocorre despejo de poluentes que não causam a morte dos mesmos, porém os tornam mais visíveis aos predadores.

a) Em uma dessas lagoas, os peixes amarelos ficam mais visíveis para os predadores, sendo completamente eliminados naquela geração. Haverá a possibilidade de nascerem peixes amarelos na geração seguinte? Explique.
b) Em outra lagoa, os peixes verdes ficam mais visíveis aos predadores e são eliminados naquela geração. Haverá possibilidade de nascerem peixes verdes na geração seguinte? Explique.

Gab:
a) Sim. Os cruzamentos de peixes verdes heterozigotos (GG2) entre si, de laranjas heterozigotos (G1G2) entre si e de verdes e laranjas (GG2 x G1G2) produzem descendência amarela (G2G2).
b) Não. As variedades sobreviventes (vermelho, laranja e amarelo) não são portadores do alelo G, determinante da coloração verde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário