segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Origem da Vida / Teorias de Oparin, Pasteur etc - MÉDIAS


Origem da Vida / Teorias de Oparin, Pasteur etc
01 (000133) - (PUC RJ/1995)
Com base na análise do relógio biológico e na hipótese, atualmente aceita, sobre o surgimento dos diferentes seres na face da terra, assinale a opção que apresenta a seqüência correta:


7:00h 9:30h 16:30h
a) procariontes procariontes eucariontes
heterotróficos autotróficos aeróbicos
b) procariontes procariontes eucariontes
autotróficos heterotróficos aeróbicos
c) procariontes eucariontes procariontes
fermentativos heterotróficos autotróficos
d) eucariontes eucariontes procariontes
autotróficos heterotróficos anaeróbicos
e) eucariontes eucariontes procariontes
heterotróficos autotróficos fermentativos

Gab: A

02 (000330) - (UFOP MG/1996/Julho)
Marque a resposta correta. Os primeiros seres vivos terrestres foram:
a) Procariontes autotróficos, anaeróbicos.
b) Procariontes heterotróficos, aeróbicos.
c) Procariontes heteróficos, anaeróbicos.
d) Procariontes autotróficos, aeróbicos.
e) Eucariontes heterotróficos, aeróbicos.

Gab: C

03 (000609) - (UnB DF/1993/Julho)
Leia o seguinte texto.

“A hipótese de Oparin sobre a origem da vida foi testada, indiretamente, em vários experimentos. Todos tentavam simular as condições da Terra primitiva. No primeiro desses experimentos, Stanley Miller criou, em 1953, um aparelho que simulava em ambiente fechado e submetido descargas elétricas, uma atmosfera de metano, amônio, hidrogênio molecular e vapor d’água colocada sobre um oceano de água quente.”

Julgue os itens:
00. Esse experimento confirmou a hipótese de Oparin, segundo a qual moléculas orgânicas poderiam ser produzidas sem a participação de seres vivos.
01. Experimentos posteriores, em que foram utilizadas atmosferas com composição química diferente, também produziram compostos orgânicos.
02. Radiações ultravioletas poderiam substituir as descargas elétricas e produziram compostos orgânicos complexos.
03. Os primeiros seres vivos modificaram a atmosfera primitiva, liberando o oxigênio molecular durante a produção de alimentos.
04. Células chamadas coacervados foram formadas neste experimento de Miller.

Gab: ECCEE

04 (005289) - (FMTM MG/2003/Janeiro F2)
Se caminharmos dos pólos para o Equador, observaremos que a vida na Terra apresenta um padrão de distribuição que varia sensivelmente, formando faixas relativamente bem delimitadas de tipos de flora e de fauna. Entretanto, do Oriente para o Ocidente, em uma mesma faixa de latitude, verificamos que a vegetação e a fauna, embora variem quanto à composição, apresentam padrões semelhantes de forma e de comportamento. O processo que deu origem a esses padrões longitudinais, ou seja, do Oriente para o Ocidente ou vice-versa, pode ser identificado como:
a) seleção direcional.
b) adaptação individual.
c) convergência adaptativa.
d) evolução divergente.
e) especiação alopátrica.

Gab: C

05 (004779) - (MACK SP/2004/Inverno - Grupo I)
Assinale a alternativa correta a respeito da origem da vida.
a) Ao simular as características da atmosfera primitiva em seu aparelho, Miller contribuiu para a confirmação da teoria de abiogênese.
b) Os primeiros seres vivos devem ter sido formados na atmosfera primitiva e carregados para os oceanos pelas chuvas.
c) Por serem muito simples, os coacervados provavelmente foram as primeiras formas de vida.
d) A descoberta de bactérias quimiossintetizantes em cavidades oceânicas forneceu evidências de que os primeiros seres vivos podem ter sido autótrofos.
e) Devido às condições especiais da Terra primitiva, os compostos orgânicos formaram-se apenas em nosso planeta, sendo inexistentes em qualquer outro local do universo.

Gab: D

06 (001297) - (UFC CE/2001)
Em 1860, Pasteur conseguiu uma vitória para a teoria da biogênese, enfraquecendo a confiança na abiogênese, com uma experiência simples e completa. Analise o esquema dessa experiência, mostrado a seguir, e descreva sucintamente o objetivo de cada etapa como também a conclusão da experiência.


Gab:
Por volta de 1860, Pasteur começou uma análise longa e lógica de todo o problema da origem da vida. Ele havia demonstrado, em mais de uma ocasião, que o ar é uma fonte de microorganismos. Entretanto, isso não foi suficiente para invalidar a hipótese da abiogênese. Finalmente, Pasteur idealizou os famosos frascos com “pescoço de cisne” e com eles realizou experiências conclusivas. Assim, montou a seguinte experiência:
Etapa 1: Colocou solução nutritiva em frasco com acesso ao ar, com o objetivo de fornecer condições para que os microrganismos, sempre presentes nas mãos, no solo e no ar, não perdessem sua vitalidade.
Etapas 2 e 3: Curvou o gargalo do frasco, na forma de “S” para dificultar a entrada de mais ar contaminado depois da fervura, que foi feita com o objetivo de esterilizar a solução, e ao mesmo tempo permitir que os vapores saíssem livremente pela estreita abertura superior do gargalo .
Etapa 4: Em seguida, deixou o frasco esfriar, e observou que o líquido em tal frasco permaneceu imutável indefinidamente. Parecia que o ar comum, entrando com força durante os primeiros momentos do resfriamento, deveria penetrar no frasco num estado de completa impureza. Isto é verdade, mas ele encontra um líquido numa temperatura ainda próxima do ponto de ebulição. A entrada do ar ocorre, então, mais vagarosamente e, quando o líquido se resfriou suficientemente, a ponto de não ser mais capaz de tirar a vitalidade dos germes, a entrada de ar será lenta, de maneira a deixar nas curvas úmidas do pescoço toda a poeira e germes capazes de agir nas infusões.
Etapa 5: Pasteur pôde, então provar que, apesar do líquido ter sido fervido, ele ainda possuía a capacidade de manter vida se um organismo fosse nele introduzido, com a quebra do gargalo. Conseguiu, pois, uma vitória para a biogênese.

07 (001310) - (UFMA/2000)
Associe a Coluna I à Coluna II.

Coluna I
(1) Experiência de Redi
(2) Hipótese da Panspermia
(3) Experiência de Oparin
(4) Hipótese de Miller

Coluna II
( ) As moléculas orgânicas acumuladas nos lagos podem ter se agregado, originando pequenos glóbulos, os coacervados.
( ) Moléculas orgânicas complexas, talvez precursoras dos seres vivos, podem ter se formado a partir dos gases atmosféricos, admitindo-se que a atmosfera da Terra primitiva tenha sido realmente semelhante às supostas nas experiências.
( ) A presença de compostos orgânicos em meteoritos e cometas sugere que a matéria-prima para a vida pode ter vindo do espaço.
( ) "Os seres vermiformes que surgem na carne em putrefação são larvas que surgem a partir dos ovos colocados por moscas, e não por geração espontânea a partir da putrefação da carne."

Marque a opção correta:
a) 4, 3, 1, 2
b) 3, 4, 2, 1
c) 3, 1, 4, 2
d) 3, 2, 1, 4
e) 1, 3, 4, 2

Gab: B

08 (007814) - (UFAL/2002/2ª Fase)
Pasteur realizou no século XIX experimentos, nos quais esterilizava meios de cultura em frascos que posteriormente eram fechados hermeticamente. Esclareça a contribuição desses experimentos para:
a) o conhecimento da origem da vida;
b) o desenvolvimento da medicina na época.

Gab:
a) Os experimentos demonstraram que não havia formação de seres vivos a partir de matéria inanimada, pois esta havia sido esterilizada e esta demonstração constituiu-se num argumento muito poderoso contra a teoria da origem abiótica da vida.
b) Também resultou em mudanças profundas nos procedimentos médicos, sendo introduzida a assepsia nos trabalhos hospitalares. Com isso a mortalidade pós-operatória diminuiu enormemente.

09 (002575) - (UFSC/1998)
“O russo Alexandr I. Oparin, em 1936, propôs um modelo de como a vida poderia ter surgido. É interessante notar que, naquela época, não se conhecia ainda a relação entre os ácidos nucléicos e o material genético.”
(SILVA JR., C.; SASSON, S. Biologia 1. Saraiva, São Paulo, 1996, p. 243)

Assinale a(s) proposição(ões) que corresponde(m) a(s) idéia(s) propostas por Oparin.
01. A Terra tem mais de 4,5 bilhões de anos.
02. A atmosfera primitiva tinha uma composição muito semelhante à atual.
04. O calor das rochas fazia com que as substâncias reagissem entre si, possibilitando a formação de moléculas maiores, pela junção de moléculas pequenas.
08. Os coacervados eram grupos de moléculas orgânicas unidas e tinham grande estabilidade.
16. Os coacervados foram os primeiros seres vivos primitivos.

Gab: FFVVF

10 (002770) - (PUC RS/2001/Janeiro)
Com base nos eventos relativos à origem da vida em nosso planeta.

I. Aumento gradativo da concentração de O2 na atmosfera.
II. Aparecimento dos organismos heterótrofos.
III. Surgimento de organismos com capacidade de utilizar energia luminosa.

A ordem em que esses eventos ocorreram mais aceita na atualidade está contida na alternativa
a) I – II – III
b) I – III – II
c) II – I – III
d) II – III – I
e) III – II – I

Gab: D

11 (002799) - (PUC RS/1999/Julho)
Observe a figura abaixo:


O aparelho cuja montagem é representada acima permitiu verificar a possibilidade da origem de aminoácidos a partir:
a) da atmosfera rica em oxigênio que existiu no início do nosso planeta.
b) de descargas elétricas em um meio muito rico em compostos orgânicos.
c) da atmosfera atual que envolve o nosso planeta.
d) da chamada atmosfera primitiva que envolvia o nosso planeta em seus primórdios.
e) de descargas elétricas em um meio rico em gás carbônico e etano.

Gab: D

12 (002869) - (UECE/2002/Janeiro)
A hipótese GAIA afirma que a atmosfera terrestre foi moldada pelos próprios seres vivos durante o desenvolvimento do tempo geológico (4,5 bilhões de anos). Com base nesta teoria é razoável predizer que as cianobactérias, precursoras dos cloroplastos, foram os primeiros seres vivos a contribuírem para uma atmosfera atual rica em:
a) CO2
b) CO
c) O2
d) N2

Gab: C

13 (002928) - (UEPB/2000)
Na atualidade, a hipótese mais aceita para explicar a origem dos primeiros seres vivos assevera que as condições reinantes na terra primitiva possibilitaram a formação de seres vivos, a partir da matéria sem vida e isso, após milhões de anos. Com base nesta hipótese, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A atmosfera da Terra primitiva era composta pelos gases metano (CH4), amoníaco (NH3), hidrogênio (H2) e vapor de água (H2O).
b) O oxigênio livre (O2) estava ausente da atmosfera primitiva.
c) As fortes descargas elétricas provenientes das tempestades torrenciais e a alta incidência de raios ultravioleta representavam uma excelente fonte de energia que desencadearam variadas reações químicas nas condições da Terra primitiva.
d) As moléculas orgânicas simples podem ter aparecido, a partir dos gases da atmosfera.
e) Os primeiros seres vivos eram autotróficos que absorviam moléculas orgânicas simples dos mares primitivos, usando-as como energia.

Gab: E

14 (003174) - (UFJF MG/2001/1ª Fase)
Sobre a origem e a evolução dos primeiros seres vivos é CORRETO afirmar que:
a) a atmosfera da Terra primitiva era composta principalmente de metano, oxigênio e vapor d'água.
b) os primeiros organismos eram autotróficos.
c) os primeiros organismos a conquistar o ambiente terrestre foram os répteis.
d) os primeiros invertebrados viviam exclusivamente no mar.

Gab: D

15 (003686) - (UnB DF/1997/Julho)
A figura abaixo representa a possível composição da atmosfera primitiva, que, segundo a teoria de Oparin, teria dado origem aos compostos orgânicos e, por fim, ao primeiro ser vivo.


Com o auxílio da figura, julgue os itens seguintes:
01. A obtenção experimental de aminoácidos a partir dos componentes mostrados demonstra a teoria mencionada.
02. Segundo Oparin, a vida primitiva surgiu nos mares.
03. As hipóteses mais aceitas hoje afirmam que os primeiros seres vivos eram heterotróficos.
04. Na figura, não há indicação da existência de O2, pois este só teria surgido a partir do metabolismo de organismos fotossintéticos.

Gab: FVVV

16 (003788) - (UnB DF/2001/Janeiro)
Organismos anuais carregara suas informações genéticas em moléculas de ácidos nucléicos - DNA e RNA- e usara essencialmente o mesmo código genético, que especifica a seqüência de aminoácidos de todas as proteínas. Entretanto, sabe-se que a síntese de ácidos nucléicos ocorre somente coma participação de proteínas, e a fabricação destas depende da ação dos ácidos nucléicos. Aparentemente, não se pode ter urna dessas substâncias sem a outra. Tal questão encerra uru paradoxo: como, durante a origem da vida, surgiu esse sistema interdependente de proteínas e ácidos nucléicos? Pode-se mesmo pensar que a vida não poderia ter-se originado por meios químicos. (...)
No final da década de 60, Carl Woese, Francis Crick e Leslie Orgel sugeriram, independentemente, uma maneira de resolver essa situação. Eles propuseram que o RNA poderia ter aparecido primeiro e estabelecido o que é chamado "mundo do RNA", um mundo no qual o RNA catalisaria todas as reações necessárias para que os organismos ancestrais sobrevivessem e se replicassem. Para que isso tivesse acontecido, esses autores observaram que o RNA pré-biótico deveria ter duas propriedades que não existem hoje: a capacidade de se replicar sem o auxílio de proteínas e a habilidade de catalisar cada passo da síntese protéica.
L. OrgeL. "The origin of life on the earth". In: Scientific American, out./94, p. 271-4 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
01. A vida não se originou a partir de compostos químicos, pois os ácidos nucléicos precisara das proteínas para se formar e vice-versa.
02. As idéias de Woese, Crick e Orgel contrariam os experimentos de Stanley Miller, nos quais se demonstrou que os aminoácidos formaram-se a partir da atmosfera primitiva.
03. No citado "mundo do RNA", os organismos primitivos usariam moléculas de RNA para diminuir a energia necessária para a realização de reações químicas.
04. Se a hipótese do RNA como primeira molécula de hereditariedade for comprovada, será correto afirmar que os retrovírus, que têm o RNA como material genético, são os organismos mais antigos do planeta.
05. As informações contidas no texto não excluem a hipótese de meteoritos terem trazido compostos orgânicos para a Terra, os quais, encontrando condições favoráveis, deram origem à vida.

Gab: EE(**)CCC
(**) Nas penúltima e última linhas do texto está escrito que o RNA pré-biótico deveria ter a capacidade de se replicar sem o auxílio de proteínas e a habilidade de catalisar cada passo da síntese protéica. Para haver síntese protéica é necessária a presença de aminoácidos, o que não exclui a hipótese de Miller.

17 (003794) - (UnB DF/2001/Julho)
O homem sempre pensou a respeito do sentido de sua existência. Na verdade, todas as culturas conhecidas, passadas e presentes, primitivas ou sofisticadas, possuem algum mito relacionado à criação, que racionaliza como a vida começou. Somente na era moderna, entretanto, tem sido possível considerar a origem da vida em termos de uma base científica, isto è, sujeita, de alguma forma, à verificação experimental. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
01. De acordo com o modelo de Oparin e Haldane, a atmosfera primitiva teria um forte caráter redutor com a presença de CO, CH4, NH3 e SO2 em adição a H2O, N2 e CO2. A radiação ultravioleta e descargas elétricas permitiram a reação dessas moléculas para formar aminoácidos, bases de ácidos nucléicos e açúcares.
02. A predominância do carbono na matéria viva é resultado de sua baixa versatilidade em comparação a outros compostos e à sua capacidade de formar ligações covalentes fracas.
03. A compartimentalização, isto é, a geração de células com a formação de membranas, foi essencial para o desenvolvimento dos processos biológicos, uma vez que a membrana plasmática lipoprotéica é impermeável à passagem de solutos.
04. A camada de ozônio, formada a partir da liberação de O2 pelo processo da fotossíntese, é responsável pela absorção de radiação ultravioleta dos raios solares.

Gab: CEEC

18 (004276) - (ACAFE SC/2003/Janeiro)
A história geológica da Terra é dividida em eras. A Era Paleozóica iniciou há 570 milhões de anos e terminou há 225 milhões de anos. A Era Cenozóica iniciou há 65 milhões de anos e perdura até o momento atual.
Considerando os dados apresentados e seus conhecimentos acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
a) O tempo transcorrido entre a formação da Terra e o início da Era Cenozóica é bem menor que o dessa Era.
b) Os grandes mamíferos surgiram no início da Era Paleozóica.
c) Entre essas eras tem-se o período no qual os dinossauros representavam o grupo menos expressivo entre as espécies.
d) Antes da Era Paleozóica não havia vida sobre a Terra.
e) Os humanos viveram apenas na Era Cenozóica.

Gab: E

19 (004282) - (ACAFE SC/2001/Janeiro)
Em janeiro de 2000 recebemos as melhores imagens de Titã, uma das luas de Saturno, por meio do Telescópio Keck. Através delas foi observado que o satélite deve conter, em sua atmosfera, nitrogênio molecular, gás carbônico e metano. Logo, nela encontramos os três elementos químicos fundamentais para a vida (carbono, hidrogênio e nitrogênio).
Esses elementos combinados podem formar moléculas como a adenina. Há, ainda, a desconfiança, por parte dos cientistas, de que Titã tem água líquida em seu subsolo.
Apenas uma alternativa está incorreta. Assinale-a.
a) Sendo a adenina uma das bases do DNA, nesse satélite poderiam ocorrer eventos semelhantes aos do surgimento da vida na Terra.
b) Essas informações são de extrema importância para entendermos como a vida pode ter surgido na Terra.
c) A ausência de oxigênio molecular na atmosfera inviabiliza o surgimento da vida em qualquer lugar, uma vez que esse composto é indispensável a todos os seres vivos.
d) Em experimentos realizados por Stanley Miller, com uma atmosfera criada em laboratório, assemelhada a de Titã, foram obtidos aminoácidos, os constituintes básicos das proteínas.
e) Se Titã possuir água líquida em seu subsolo, haverá maior possibilidade de lá existir vida.

Gab: C

20 (004544) - (UFLA MG/2003/Janeiro)
O surgimento de organismos autótrofos na Terra não apenas propiciou a produção de moléculas orgânicas complexas a partir de moléculas simples, como também gerou uma condição ambiental imprescindível para o aparecimento de seres vivos mais eficientes no que diz respeito à obtenção de energia. O novo tipo de ser vivo e a condição criada são, respectivamente,
a) heterótrofo aeróbico e diminuição dos níveis de gás carbônico na atmosfera.
b) heterótrofo aeróbico e aumento dos níveis de oxigênio na atmosfera.
c) heterótrofo anaeróbico e diminuição dos níveis de oxigênio na atmosfera.
d) heterótrofo anaeróbico e aumento dos níveis de gás carbônico na atmosfera.
e) heterótrofo anaeróbico e aumento dos níveis de matéria orgânica.

Gab: B


Nenhum comentário:

Postar um comentário