segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Mamíferos / Características, Sistemas e Reprodução - DIFÍCEIS


Mamíferos / Características, Sistemas e Reprodução
01 (001298) - (UFC CE/2001)
As transmissões das Olimpíadas de Sydney pela TV mostraram, além de uma cidade moderna e bonita, animais característicos do continente australiano como o canguru e o coala. Pergunta-se:
a) Qual a subclasse desses mamíferos?
b) Em relação ao desenvolvimento embrionário, o que os distingue dos mamíferos placentários? Explique.
c) Considerando que os mamíferos têm um ancestral comum, como se explica a distribuição geográfica atual desses animais, que culminou na formação dessas diferentes espécies?

Gab: Para responder os 3 itens dessa questão, o candidato deveria ter conhecimentos de sistemática e desenvolvimento embrionário animal, bem como dos mecanismos que originam as espécies. Os animais conhecidos como marsupiais pertencem à subclasse Metatheria cujo desenvolvimento embrionário difere dos animais da subclasse Eutheria (placentários) pelo fato dos metatérios apresentarem uma placenta efêmera. Como conseqüência, o filhote nasce precocemente, acabando de se desenvolver numa bolsa que contem glândulas mamárias – o marsúpio. O processo de especiação responsável pelo surgimento desses animais no Continente Australiano foi a irradiação adaptativa que pressupõe a ocorrência de pelo menos 3 etapas seqüenciais: o isolamento geográfico; a diversificação gênica (mutação e seleção natural); e o isolamento reprodutivo.

02 (001973) - (UFES/2002/2ª Fase)
O sistema nervoso constitui o meio mais rápido de comunicação, pois se vale de mensagens elétricas, que caminham por nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue.
Analisando as figuras, descreva a evolução do sistema nervoso dos grupos representados, consideran­do a simetria do corpo dos animais e as principais vantagens adaptativas das alterações ocorridas ao longo do processo.


Gab:
EVOLUÇÃO DO SISTEMA NERVOSO:
CNIDÁRIOS
Possuem simetria radial e sistema nervoso difuso, com uma rede de neurônios distribuídos pelo corpo, sem um controle central das mensagens. Sendo assim, o sistema nervoso é primitivo. São animais geralmente de pequeno porte; uns, de hábitos fixos; outros, com pouca mobilidade.
PLATELMINTOS
Aparecimento da simetria bilateral. Essa simetria veio associada com a divisão do corpo do animal em regiões, com a locomoção e a concentração de gânglios nervosos na região anterior - cefalização. O sistema nervoso ganglionar é formado por dois gânglios nervosos cerebrais, de onde partem dois cordões nervosos longitudinais ventrais, que emitem nervos para todas as partes do corpo. A simetria bilateral e a organização do sistema nervoso ganglionar, centralizado, foram conquistas evolutivas que garantiram aos platelmintos a locomoção e melhor exploração do meio ambiente, quando comparados aos cnidários.
ARTRÓPODES
Simetria bilateral e sistema nervoso ganglionar, com um maior grau de especialização, constituído por gânglios cerebrais (cerebróides) desenvolvidos e por uma cadeia nervosa ventral ganglionar com gânglios que se repetem pelos segmentos, havendo divisão de coordenação entre os segmentos do corpo. O maior grau de cefalização dos artrópodes correlaciona-se aos órgãos sensoriais bem desenvolvidos, tais como audição, visão, tato, olfato, paladar, o que possibilita obter maiores informações com melhores condições de adaptação e sobrevivência.
VERTEBRADOS
A centralização do sistema nervoso atingiu seu grau mais avançado. Nos vertebrados, o sistema nervoso surge de um tubo oco, o tubo neural, situado dorsalmente. Possui o sistema nervoso central, formado pelo encéfalo e pela medula. Do encéfalo partem nervos cranianos e, da medula, nervos raquidianos. O conjunto desses nervos e os gânglios formam o sistema nervoso periférico. Nesse grupo, além das alterações anatômicas, houve um aumento de complexidade das associações coordenadas pelo sistema nervoso, determinando uma maior especialização dos diferentes

03 (002683) - (UFRN/1998)
Considerando o coração de um mamífero, assinale a opção correta:
a) o sangue que deixa o ventrículo direito através de artérias é rico em oxigênio.
b) o sangue que chega ao átrio esquerdo através de artérias é rico em oxigênio.
c) o sangue que chega ao átrio direito através de veias é rico em gás carbônico.
d) o sangue que deixa o ventrículo esquerdo através de veias é rico em gás carbônico.

Gab: C

04 (002983) - (UEPB/2001)
Associe as colunas, considerando as ordens dos mamíferos e suas respectivas características e exemplos.

I. Marsupialia
II. Edentata
III. Primata
IV. Chiroptera

A. Com membrana de pele entre os dedos; únicos mamíferos voadores.
B. Com olhos em geral dirigidos para a frente; presença de unhas, mão preênsil.
C. Portadores de bolsa, onde se situam as glândulas mamárias.
D. Destituídos de dentes ou com dentes incompletos.

1. preguiça e tamanduá
2. chimpanzé e homem
3. canguru e gambá
4. morcego

Assinale a alternativa correta:
a) I-C-3; II-D-1; III-B-2 e IV-A-4
b) I-B-2; II-A-3; III-C-4 e IV-D-1
c) I-A-3; II-D-1; III-B-4 e IV-C-2
d) I-D-3; II-C-1; III-A-2 e IV-B-4
e) I-C-3; II-D-1; III-B-4 e IV-A-2

Gab: A

05 (003324) - (UEL PR/2001)
A taxa de consumo de oxigênio em relação à massa corpórea é muito mais alta no mamífero pequeno que no grande. Por exemplo, 1 g de tecido de um camundongo consome oxigênio numa taxa até 100 vezes maior que 1 g de tecido de um elefante. Este elevado consumo de oxigênio do animal pequeno requer um maior suprimento desse elemento para os tecidos. Assim sendo, espera-se que mamíferos menores apresentem:
a) Maior freqüência cardíaca e menor freqüência respiratória que mamíferos maiores.
b) Menor freqüência cardíaca e maior freqüência respiratória que mamíferos maiores.
c) Menor freqüência cardíaca e menor freqüência respiratória que mamíferos maiores.
d) Maior freqüência cardíaca e maior freqüência respiratória que mamíferos maiores.
e) Freqüência cardíaca e respiratória igual à dos mamíferos maiores.

Gab: D

06 (006037) - (PUC MG/2005)
A caça comercial de baleias, iniciada no século XIX e só interrompida em 1986, eliminou cerca de 96% das baleias jubarte do Atlântico Norte, segundo estudo da Universidade Harvard, nos EUA. Quando adulta, a baleia jubarte pode atingir cerca de 14 metros de comprimento e pesar mais de 40 toneladas. A espécie tem um padrão individual de cor e recorte da cauda, o que permite seu reconhecimento individual. No Brasil, o mamífero pode ser avistado numa grande extensão do litoral, desde a Bahia até o Rio Grande do Sul. A jubarte está na lista de animais brasileiros ameaçados de extinção, publicada pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente).
(Texto adaptado da "Folha de S.Paulo Online" de 10/08/2004.)

Sobre a Jubarte e outros cetáceos, NÃO se pode afirmar:
a) Por serem indivíduos pulmonados, as baleias necessitam emergir de tempos em tempos.
b) O aumento descontrolado do turismo, principalmente o voltado para observação de baleias, pode perturbar o ciclo reprodutivo desses animais.
c) Baleias, assim como golfinhos, são capazes de efetuar uma desova por ano.
d) A grande quantidade de gordura das baleias contribui para a sua homeotermia.

Gab: C

07 (006335) - (UFPE/UFRPE/2005/1ª Etapa)
Os mamíferos atuais podem ser agrupados em prototérios (monotremados), metatérios (marsupiais) e eutérios (placentários). Assinale a alternativa que indica apenas mamíferos eutérios, considerando que, nesses animais, o período de gestação é mais longo que o observado nos metatérios, o desenvolvimento embrionário ocorre no interior do útero materno e, em conseqüência, os filhotes nascem completamente formados.
a) Gambá, leão-marinho e capivara
b) Coelho, canguru e peixe-boi
c) Morcego, gambá e canguru
d) Rato, morcego e baleia
e) Gambá, peixe-boi e baleia

Gab: D

08 (006798) - (UEPG PR/2006/Janeiro)
Sobre os mamíferos, assinale o que for correto.
01. Os ungulados são mamíferos que possuem cascos e um número par de dedos, como o cavalo, burro, rinoceronte, zebra e anta.
02. Os morcegos são, em sua maioria, insetívoros ou frutívoros, sendo úteis na polinização de certas plantas. Classificam-se como quirópteros.
04. Os mamíferos marinhos, como as baleias e golfinhos, e os de água doce, como o boto, têm respiração branquial e são classificados como cetáceos.
08. Os mamíferos sirênios se reproduzem através de ovos e não são animais conhecidos no Brasil. Eles vivem na Austrália e Nova Zelândia.
16. Os cangurus, gambás, coalas e cuícas têm em comum o fato de seu desenvolvimento fetal terminar fora do útero, no marsúpio, onde se localizam as glândulas mamárias.

Gab: 18

09 (007669) - (UFMS/2006/Verão - CG)
Um grupo de estudantes em visita ao Pantanal Mato-Grossense registrou os seguintes mamíferos: (1) anta, (2) cervo-do-pantanal, (3) capivara, (4) morcego e (5) bugio. O professor pediu aos jovens que classificassem esses animais em suas respectivas ordens.
A seqüência das ordens correspondentes para os mamíferos 1, 2, 3, 4 e 5 seria:
a) Artiodactyla, Perissodactyla, Rodentia, Chiroptera e Primata.
b) Perissodactyla, Artiodactyla, Rodentia, Chiroptera e Primata.
c) Sirenia, Lagomorpha, Rodentia, Chiroptera e Cetacea.
d) Probocidea, Artiodactyla, Lagomorpha, Primata e Carnivora.
e) Rodentia, Perissodactyla, Chiroptera, Cetacea e Primata.

Gab: B

10 (010686) - (FMJ SP/2009)
Um professor pediu a um aluno que confeccionasse um gráfico da produção de CO2 em função da temperatura ambiente de um réptil, com linha cheia, e de um mamífero, com linha descontínua. O gráfico que representa melhor o que foi pedido pelo professor é

a)
b)
c)
d)
e)

Gab: C

11 (011003) - (UFMT/2008)
Serviço de Previsão à Escala Mundial
Brasil
Instituto Nacional de Meteorologia
Informação Meteorológica para Cuiabá
Previsão Meteorológica
Atualizada às 15:00 (Tempo Local) de 13 de agosto de 2007
(Disponível em http://www.smg.gov.mo/wwis/136/c01065.htm. Acesso em 13/08/07.)

Cuiabá é conhecida como a Capital do calor. E como você pode perceber na previsão meteorológica acima, mesmo no inverno, os cuiabanos vivem sob altas temperaturas. Imagine que você está parado em um semáforo na Avenida Fernando Correa da Costa. Um painel próximo mostra que são 15:01 h e que a temperatura é 38 °C. Como explicar na linguagem científica o que é sentir calor?
a) Calor e temperatura são, do ponto de vista cientifico, igualmente definidos. O ser humano sente calor porque a temperatura está relativamente alta em relação ao calor corporal.
b) O calor corporal é a medida cinética de movimentação das partículas que compõem o corpo. Em um ambiente com muito calor, o ser humano se sente cansado e afadigado e a temperatura corporal se eleva rapidamente fazendo com que haja perda de água na transpiração.
c) Dependendo do tempo de exposição ao sol, acionam-se mecanismos biofísicos de eliminação da temperatura.
d) O calor sentido a essa hora é proveniente da exposição aos raios solares que transmitem temperatura ao corpo e acumula-se na atmosfera de Cuiabá, tornando-a famosa pelo calor.
e) Para que o corpo atinja o equilíbrio térmico com o ambiente, deverá haver transferência de calor do ambiente para o corpo. O ser humano possui meios de evitar a elevação da temperatura corporal, por exemplo, pela transpiração.

Gab: E

12 (012145) - (UNIMONTES MG/2010/Verão)
Cronobiologia é a ciência que estuda os ritmos e os fenômenos físicos e bioquímicos periódicos que ocorrem nos seres vivos. O ciclo circadiano designa o período de aproximadamente 24 horas, sobre o qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luz solar. A figura abaixo está relacionada com esse assunto. Analise-a.


Considerando a figura e o assunto relacionado com ela, analise as alternativas abaixo e assinale a que REPRESENTA a hora aproximada em que o organismo humano apresenta maior possibilidade de ter temperaturas mais elevadas.

a) II.
b) V.
c) III.
d) IV.

Gab: C

TEXTO: 1 - Comum à questão: 13

O gráfico a seguir representa o padrão de evolução dos vertebrados, a diversidade relativa dos grandes grupos e os eventos de extinção em massa através do tempo (marcados com estrela). O eixo vertical representa o tempo e o eixo horizontal representa a diversidade de cada grupo, proporcional ao número de famílias de cada um.
(M. J. Benton, Paleontologia dos Vertebrados, 2006)

13 (010379) - (UNICID SP/2009)
Considerando-se os eventos de extinção que ocorreram nesse período, aquele que ocorreu no final do período Cretáceo teve como conseqüência
a) a diminuição do número de famílias em todos os grupos.
b) a expansão e diversidade de todos os grupos de vertebrados.
c) uma grande diversificação de aves e mamíferos.
d) a diminuição do número de famílias dos répteis.
e) o desaparecimento de peixes ósseos e cartilaginosos.

Gab: D


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