terça-feira, 3 de setembro de 2019

Desequilíbrios Ambientais / Efeitos Térmicos


Desequilibrios Ambientais / Efeitos Térmicos
01 (000036) - (FEPECS DF/2001)
A Folha de S. Paulo, de 13/06/2001, publicou em sua seção de Ciências um artigo sobre os “campeões da fumaça” enumerando os 12 países que liberam mais CO2 para a atmosfera durante o ano de 1997. Pelo que se conhece sobre esse assunto, esses ‘campeões da fumaça” podem ser considerados os principais responsáveis pelo
a) aparecimento freqüente da inversão térmica.
b) desaparecimento repentino do fenômeno El Nino.
c) avanço exagerado das frentes frias.
d) abaixamento gradual do nível do mar.
e) aquecimento global da Terra.

Gab: E

02 (000113) - (PUC RJ/1994)
O diagrama abaixo mostra o processo de inversão térmica:
Esse fenômeno natural não ocasionaria grandes problemas se não interferisse no (a):
a) efeito da chuva ácida.
b) deteriorização da camada de ozônio.
c) formação do efeito estufa.
d) origem da eutrofização.
e) dispersão de poluentes.

Gab: E

03 (000210) - (UFF RJ/1994/1ª Fase)
Alguns elementos presentes no ambiente são inofensivos ao homem, em pequenas quantidades. Porém, o excesso de gás carbônico e ozônio no ar, e matéria orgânica na água, pode torná-los nocivos ao “meio ambiente”. Este fenômeno pode ser definido como:
a) poluição.
b) bioconcentração.
c) intoxicação.
d) superdosagem.
e) envenenamento.

Gab: A

04 (000255) - (UFF RJ/1996/1ª Fase)
Considere as afirmativas abaixo e assinale a opção verdadeira.

1. Como conseqüência da poluição da água podemos observar espuma ácida e doenças contagiosas.
2. Conservação das matas e florestas e colocação de filtros nas chaminés das fábricas, são medidas para diminuir a poluição do ar.
3. O dióxido sulfuroso ataca as vias respiratórias e produz ardor nos olhos, além de destruir os vegetais e a vida aquática.

a) Somente a 3 está incorreta.
b) Todas estão incorretas.
c) 1 e 3 estão incorretas.
d) 2 e 3 estão incorretas.
e) Todas estão corretas.

Gab: E

05 (000327) - (UFOP MG/1996/Julho)
É preocupação dos ecólogos o fato de que as calotas polares podem vir a sofrer um processo de descongelamento, em virtude de um aquecimento da atmosfera terrestre. Esse aquecimento, conseqüência de um desequilíbrio ecológico, decorre de:
a) Depósito de lixo atômico.
b) Aumento da taxa do gás carbônico na atmosfera.
c) Emanações de dióxido de enxofre para a atmosfera.
d) Redução da taxa de oxigênio da atmosfera.
e) Aumento da taxa de monóxido de carbono na atmosfera.

Gab: B

06 (000398) - (UFRJ/1992)
Dois agricultores possuem, cada um, 10 hectares de mata virgem, que abriga um grande número de insetos predadores. O primeiro agricultor derruba a mata e planta seus 10 hectares com soja. O segundo derruba 60% da sua mata, deixando 40% preservada na forma de várias ilhas de vegetação nativa e planta, na parte derrubada, milho, soja e feijão, em áreas iguais. Nenhum dos dois usa defensivos agrícolas (inseticidas).
Qual dos dois agricultores corre maior risco de ter sua lavoura destruída por pragas? Justifique sua resposta.

Gab: O primeiro, porque estabeleceu uma monocultura de soja e destruiu total mente a mata.

07 (000506) - (UFRJ/1999)
O processo da fotossíntese é uma forma de transferência da energia do Sol para os vegetais. Nesse processo, os vegetais captam CO2 atmosférico e produzem O2. Uma árvore contém, portanto, uma certa quantidade de energia acumulada do Sol.
O carvão mineral (carvão fóssil) é formado essencialmente por árvores mortas e soterradas em eras passadas. Quando são queimados, tanto as árvores quanto o carvão liberam energia sob a forma de calor.
Se a destruição das florestas e as taxas de queima de carvão mineral continuarem a aumentar, o que deverá acontecer com a temperatura da atmosfera terrestre? Justifique sua resposta.

Gab: A temperatura da atmosfera deverá aumentar devido ao aumento da quantidade de CO2, que intensificará o efeito estufa.

08 (000606) - (UnB DF/1993/Janeiro)
“Cabe aos Estados o direito soberano de explorar seus recursos, de acordo com suas próprias políticas ambientais, desde que esta atividade se realize em bases sustentáveis e não prejudique o meio ambiente de outros estados ou áreas externas às suas fronteiras. (…)
A prioridade principal dos países em desenvolvimento consiste no crescimento econômico sustentado e na erradicação da pobreza, fatores essenciais para que possam abordar problemas vinculados às alterações climáticas. (…)
O saldo líquido das emissões de gases estufa pelos países em desenvolvimento deve crescer a curto prazo, para que possam alcançar o desenvolvimento econômico e social em bases sustentáveis.”
Trechos da Convenção Geral sobre as Alterações Climáticas, aprovadas na ECO 92.

Julgue os itens.
00. A presente Convenção ameaça a soberania dos Estados, ao exigir que a exploração dos recursos naturais se realize em bases sustentáveis.
01. De acordo com o texto, para que os países em desenvolvimento possam abordar problemas relativos às alterações climáticas, é preciso antes erradicar a pobreza.
02. No texto está implícita a idéia de que, para alcançar o desenvolvimento econômico e social, os países em desenvolvimento deverão a curto prazo, aumentar a emissão de gases estufa.
03. Os gases estufa, além do aquecimento global, são os principais responsáveis pelo aumento do buraco na camada de ozônio.

Gab: ECCE

09 (000664) - (UNEB BA/1993)
O esquema abaixo ilustra um progresso que muito tem preocupado os cientistas ecologistas.


Trata-se:
a) da influência dos raios solares para a formação da calota de gás carbônico na atmosfera do planeta.
b) do efeito dos gases atmosféricos, que muito contribui para a diminuição da temperatura do planeta.
c) do fenômeno climático, que explica a falta d’água nas Regiões Norte e Nordeste do país.
d) do efeito estufa, que muito contribui para o aumento da temperatura do planeta.
e) do fenômeno de inversão térmica, responsável pelas inundações recorrentes na Região Sudeste do país.

Gab: D

10 (006685) - (PUC RJ/2006)
O crescente aumento da temperatura ambiental traz como uma de suas conseqüências a redução do O2 dissolvido na água. Em temperaturas mais altas os seres aquáticos, em sua maioria pecilotérmicos (ou de sangue frio), se aquecem e têm sua taxa metabólica aumentada. Esse conjunto de efeitos se torna um problema porque o aumento do metabolismo torna esses seres aquáticos:
a) menos ativos, exigindo menos energia e menor consumo de O2 na respiração.
b) mais ativos, exigindo mais energia e menor consumo de O2 na respiração.
c) mais ativos, exigindo mais energia e maior consumo de O2 na respiração.
d) menos ativos, exigindo menos energia e maior consumo de O2 na respiração.
e) mais ativos, exigindo menos energia e maior consumo de O2 na respiração.

Gab: C

11 (000737) - (UNIFICADO RJ/1994)
"Um importante avanço na indústria automobilística refere-se aos dispositivos chamados conversores catalíticos trifásicos. Esse aparelho, que substitui o cano de escape comum, converte cerca de 95% dos gases nocivos em produtos relativamente inofensivos. No Brasil, as primeiras levas de veículos com esse dispositivo chegaram ao mecado em 92".
(Scarlato e Pontim, Do Nicho ao Lixo. Atual Edit.)

Esse conversor apresenta um problema a ser resolvido: ele transforma monóxido de carbono (CO), que é altamente tóxico, em dióxido de carbono (CO2), que, embora seja bem menos tóxico, pode:
a) danificar a camada de ozônio.
b) incentivar a eutrofização.
c) gerar a inversão térmica.
d) intensificar o efeito estufa.
e) estimular a conversão calorífica.

Gab: D

12 (000840) - (UFG/1993/1ª Fase)
O homem moderno tem provocado freqüentes desequilíbrios na natureza, por exemplo, a poluição que pode ser detectada no ar, na água e no solo. A este respeito, pode-se afirmar que:
01. o monóxido de carbono, produzido na combustão de motores de automóveis, tem como um dos efeitos a formação de carboidratos no sangue;
02. as marés vermelhas ocorrem nos mares devido a vazamento de petróleo que estimula a proliferação de bactérias;
04. o uso de pesticidas pelo homem provoca a destruição de numerosos espécimes úteis e leva ao aparecimento de espécimes de parasitas, que são cada vez mais vulneráveis;
08. a radiação nuclear, usada no tratamento do câncer, pode trazer prejuízos à saúde. Em contato direto com a pele, em qualquer caso é letal;
16. a inversão térmica ou efeito estufa, que tem provocado problemas de saúde em áreas industriais, é decorrente do uso indiscriminado de agrotóxicos;
32. a garimpagem nos rios tem provocado várias alterações ecológicas, pois tanto na água como no solo são deixados resíduos tóxicos;
64. o lançamento de grande quantidade de esgotos nos rios provoca a morte de peixes por diminuir a quantidade de oxigênio e aumenta a quantidade de bactérias anaeróbias.

Gab: FFFFFVV

13 (000972) - (UFG/2001/1ª Fase)
Um ventinho qualquer
e sai voando
rumo a outra vida
além do retrato.”

Um ventinho qualquer...” das metrópoles mundiais pode conter uma grande quantidade de poluentes, tais como
01. o monóxido de carbono, que é um gás sem cheiro e capaz de associar-se à hemoglobina do sangue, formando a carboxiemoglobina.
02. a fumaça proveniente da incineração de pneus, que é capaz de irritar as vias respiratórias.
03. o DDT e o BHC, que se alojam nos tecidos dos organismos vivos e vão se acumulando ao longo das cadeias alimentares.
04. o CFC, presente nos liquidificadores, que é incapaz de causar danos à camada de ozônio.

Gab: CCCE

14 (001024) - (FUVEST SP/2001/1ª Fase)
A recente descoberta de uma vasta região de mar descongelado no Pólo Norte é um exemplo dos efeitos do aquecimento global pelo qual passa o planeta. Alarmados com a situação, alguns países industrializados elaboraram uma carta de intenções em que se comprometem a promover amplos reflorestamentos, como uma estratégia para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global. Tal estratégia baseia-se na hipótese de que o aumento das áreas de floresta promoverá maior
a) liberação de gás oxigênio, com aumento da camada de ozônio e redução da radiação ultravioleta.
b) retenção do carbono na matéria orgânica das árvores, com diminuição do gás carbônico atmosférico responsável pelo efeito estufa.
c) disponibilidade de combustíveis renováveis e, conseqüentemente, menor queima de combustíveis fósseis, que liberam CFC (clorofluorcarbono).
d) absorção de CFC, gás responsável pela destruição da camada de ozônio.
e) sombreamento do solo, com resfriamento da superfície terrestre.

Gab: B

15 (006699) - (PUC RS/2005/Julho)
INSTRUÇÃO: Para responder à questão considere as informações acerca das alterações ambientais, foco do Protocolo de Kyoto:

I. A elevação da concentração de dióxido de carbono na atmosfera é uma das unidades de medida utilizadas na previsão da dimensão do efeito estufa no planeta.
II. O gás carbônico é considerado um dos principais poluentes responsáveis pelo aquecimento global, e sua concentração na atmosfera é cada vez mais elevada.
III. O aumento progressivo de CO2 irá elevar a temperatura do planeta, preservando apenas as regiões polares.
IV. Com o crescimento das taxas de emissão de CO2, haverá elevação da temperatura do planeta e, conseqüentemente, redução do nível do mar, causada pela evaporação.

Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

Gab: A

16 (001198) - (FUVEST SP/1989/1ª Fase)
A concentração de gás carbônico na atmosfera vem aumentando significativamente desde meados do século XIX; estima-se que possa quadruplicar até o ano 2.000. Qual dos fatores abaixo é o principal responsável por esse aumento?
a) ampliação da área de terras cultivadas
b) utilização crescente de combustíveis fósseis
c) crescimento demográfico das populações humanas
d) maior extração de alimentos do mar
e) extinção de muitas espécies de seres fotossintetizantes.

Gab: B

17 (001359) - (UFMG/1999)
O impacto ambiental resultante do turismo praticado em áreas protegidas cria situações cujas conseqüências são desatrosas para a natureza e, por isso mesmo, devem ser controladas, a fim de se evitar um mal maior.
Todas as alternativas apresentam situações desse tipo e suas conseqüências, EXCETO
a) Circulação de carros Compactação do solo e ruídos estressantes para os animais.
b) Introdução de animais exóticos Competição com espécies nativas.
c) Coleção de animais, plantas e rochas Danificação de atrativos naturais.
d) Pesca com vara Extinção de espécies de peixes.

Gab: D

18 (001403) - (UFPE/UFRPE/2001/1ª Etapa)
O acúmulo de CO2 na atmosfera constitui um dos fatores que provoca o conhecido ``efeito estufa''. Com relação a esse efeito é incorreto afirmar que:
a) Além do gás carbônico, o metano e o óxido nitroso também contribuem para o efeito estufa.
b) A queima de combustíveis fósseis tem provocado aumento da taxa de gás carbônico do ar.
c) Fruto da atividade humana, a adubação com nitratos tem como ação nociva principal a liberação de CO2 para a atmosfera.
d) A concentração de gás metano na atmosfera vem crescendo e, entre outros fatores, isto é devido à maior produção de lixo.
e) Parte da radiação solar que atinge a superfície terrestre é reirradiada sob a forma de radiação infravermelha e esta é refletida por certos gases atmosféricos.

Gab: C

19 (004785) - (MACK SP/2004/Inverno - Grupo I)
A emissão excessiva de certos gases, como o CO2, tem sido responsabilizada pelo aumento gradativo da temperatura da superfície terrestre, com graves conseqüências previstas para o futuro, como inundações de cidades localizadas ao nível do mar. Esse aumento da temperatura é causado pela:
a) radiação ultra-violeta do sol, que, devido à destruição da camada de ozônio, chega com maior intensidade à superfície terrestre.
b) radiação visível do sol, que, devido à destruição da camada de ozônio, chega com maior intensidade à superfície terrestre.
c) radiação infravermelha, que, após a absorção da energia solar pelo solo, é irradiada na forma de calor.
d) radiação infravermelha, que é absorvida pelo solo e não é irradiada à atmosfera.
e) radiação ultra-violeta do sol, absorvida pelos gases que estão em excesso na atmosfera.

Gab: C

20 (001465) - (UFRN/1999)
O processo de industrialização, apesar de proporcionar grandes benefícios à humanidade, traz-lhe conseqüências negativas, como é o caso da poluição do ar.
Com base nisso, indique a opção verdadeira.
a) O monóxido de carbono é um poluente cada vez mais comum na atmosfera das grandes cidades e causa a inversão térmica.
b) O gás carbônico, cada vez mais abundante na atmosfera, provoca o efeito estufa, fenômeno completamente indesejável à natureza.
c) O clorofluorcarbono (CFC) tem provocado alterações na camada de ozônio, tendo como conseqüência o aquecimento da Terra.
d) Óxidos de enxofre e de nitrogênio liberados pela queima de combustíveis fósseis ocasionam chuvas ácidas.

Gab: D

21 (001631) - (FUVEST SP/2002/1ª Fase)
Um importante poluente atmosférico das grandes cidades, emitido principalmente por automóveis, tem a propriedade de se combinar com a hemoglobina do sangue, inutilizando-a para o transporte de gás oxigênio. Esse poluente é o
a) dióxido de carbono
b) dióxido de enxofre
c) metano
d) monóxido de carbono
e) ozônio

Gab: D

22 (006552) - (UFTM MG/2006)
As vantagens do biodiesel

Comparado ao óleo diesel derivado de petróleo, o biodiesel pode reduzir em 78% as emissões líquidas de gás carbônico, considerando a reabsorção pelas plantas. Além disso, reduz em 90% as emissões de fumaça e praticamente elimina as emissões de dióxido de enxofre.
(Maria José Tupinambá, MTb/AM 114, Embrapa Amazônia Ocidental)

A partir do texto, foram feitas três afirmações:

I a utilização do biodiesel contribuiria para se atingirem as metas propostas no Protocolo de Kyoto;
II a utilização do biodiesel reduziria significativamente a incidência de chuvas ácidas;
III a utilização do biodiesel contribuiria diretamente para a diminuição dos buracos na camada de ozônio.

Está correto o contido em:
a) I, II e III.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, apenas.

Gab: D

23 (001848) - (UERJ/1994/1ª Fase)
O impacto ambiental causado pelo efeito estufa foi objeto de amplas discussões na Rio/92. Interesses econômicos, entre outros, impediram um acordo para a assinatura de um tratado mundial. Sabe-se que esse fenômeno pode acarretar uma elevação progressiva da temperatura da Terra, com efeitos imprevisíveis sobre o planeta.
As emissões gasosas resultantes da queima dos combustíveis orgânicos seriam as principais responsáveis pelo efeito estufa por conterem o seguinte gás:
a) clorofluorcarbono
b) sulfídrico
c) nitrogênio
d) carbônico
e) ozônio

Gab: D

24 (002013) - (UFF RJ/1998/1ª Fase)
O acúmulo de CO2 na atmosfera constitui-se em um dos fatores que provoca o efeito estufa.
Um mecanismo natural que se opõe ao efeito estufa provocado por este gás baseia-se:
a) nos processos fotossintéticos
b) na atividade metabólica de microorganismos anaeróbicos
c) na atividade metabólica de microorganismos anaeróbicos facultativos, como a leve-dura
d) na atividade simbiótica de microorganismos anaeróbicos
e) nas atividades metabólica e simbiótica de microorganismos anaeróbicos

Gab: A

25 (002133) - (UNIRIO RJ/1995)
São conseqüências previsíveis advindas do efeito estufa:

I. aumento da temperatura do planeta.
II. liberação para a atmosfera de toneladas anuais de dióxido de carbono.
III. elevação do nível dos mares.

Está(ão) correta(s):
a) somente I.
b) somente I e II.
c) somente I e III.
d) somente II e III.
e) I, II e III.

Gab: C


Nenhum comentário:

Postar um comentário