domingo, 6 de outubro de 2019

Genética Noções Gerais / Genes, Cromossomos


Noções Gerais / Genes, Cromossomos
01 (000101) - (PUC RJ/1994)     
O esquema abaixo mostra que os diferentes órgãos executam funções específicas no organismo.


Essas funções são controladas pelos genes; logo, podemos afirmar que:
a)    as células dos diferentes órgãos apresentam coleções gênicas diversas.
b)    as diferentes localizações dos órgãos é que determinam o respectivo genótípo.
c)    a manifestação gênica diferente é resultado de quantidades diferentes de genoma.
d)    a expressão gênica nas células dos diversos órgãos é diferenciada.
e)    o funcionamento dos órgãos induz à manifestação do genótipo.

Gab: D

02 (000115) - (PUC RJ/1994)     
Pesquisadores de Campinas, ao cruzarem espécies diferentes de Citros (laranjas, tangerinas, etc), obtiveram híbridos que, provavelmente, serão incapazes de se reproduzir porque seus cromossomos:
a)    são homólogos, apresentando, portanto, gens alelos.
b)    são formados apenas por gens autossômicos.
c)    apresentam exclusivamente características paternas.
d)    agrupam-se aos pares nas células somáticas.
e)    não sofrem pareamento no momento da meiose.

Gab: E

03 (000137) - (PUC RJ/1995)     
O nanismo em vegetais é uma condição hereditária condicionada por um gene recessivo. As plantas que apresentam nanismo possuem uma deficiência genética que impede a produção de giberelinas (hormônio de crescimento).
Plantas anãs que recebem aplicações de giberelinas atingem altura normal na época da reprodução. O cruzamento dessas plantas resultará numa descendência de plantas:
a)    normais, pois os descendentes são provenientes de plantas que atingiram altura normal.
b)    normais, pois o hormônio permite a síntese de proteínas pelas plantas anãs.
c)    normais, pois o gene para nanismo é recessivo e para altura normal é dominante.
d)    anãs, pois hormônios de crescimento só atuam em plantas homozigotas.
e)    anãs, pois o tratamento hormonal não altera o código genético das plantas que se reproduziram.

Gab: E

04 (000266) - (UFMT/2002)     
Em relação à manifestação e interação dos genes, julgue os itens.
00.  Indivíduos com mesmo genótipo para um determinado caráter podem manifestar fenótipos mais ou menos acentuados, dependendo das condições ambientais a que estão submetidos e/ou de seu genótipo total.
01.  A herança de pelagem de coelhos, que apresenta cinco gradações entre preto e branco, pode ser explicada por herança quantitativa.
02.  A calvície hereditária é um exemplo de herança restrita ao sexo. O gene da calvície está situado no cromossomo Y e se manifesta dominante nos homens e recessivo nas mulheres.

Gab: CCE

05 (000400) - (UFRJ/1992)     
Um casal não consegue ter filhos porque a mulher, apesar de produzir óvulos normais, possui o útero atrofiado (útero infantil). Uma amiga se dispõe a desenvolver em seu útero o embrião do filho do casal, obtido por fecundação, em laboratório. Essa amiga, no entanto, é portadora de uma doença hereditária.
Há possibilidade dessa doença ser transmitida à criança? Justifique sua resposta.

Gab:      Não. O genótipo da criança é resultado da combinação de genes do casal (pais biológicos), não recebendo o gene defeituoso da mas de aluguel.

06 (000853) - (UFG/1994/1ª Fase)     
Filho de peixe, peixinho é! A genética mendeliana percebeu a semelhança dos traços e características dos filhos em relação a seus pais e lançou explicações sobre a herança, que mais tarde foram corrigidas, ampliadas e esclarecidas. Sobre a hereditariedade, pode-se afirmar que:
01.  o gene, sendo um segmento de DNA, determina a produção de uma certa cadeia polinucleotídica com um papel funcional no metabolismo celular;
02.  o híbrido é produto do cruzamento entre indivíduos de espécies diferentes;
04.  o genótipo designa a constituição genética do indivíduo , enquanto que fenótipo é a expressão da ação genotípica no ambiente;
08.  a genética mendeliana concluiu que nas células somáticas, os fatores se encontram aos pares, separando-se na formação dos gametas;
16.  o albinismo e a polidactilia são anomalias típicas da Segunda Lei de Mendel, pois são condicionadas por vários pares de genes;
32.  pais com grupos sangüíneos A+M, poderão ter filhos AM, A+M, ON, O+N;
64.  cromossomos homólogos são aqueles que, nas células somáticas, formam um par, encerrando genes para os mesmos caracteres.

Gab: FVVVFFV

07 (000898) - (UFG/1997/1ª Fase)     
Decifra-me ou te devoro é um enigma grego que atualmente causa pouco impacto, pois o conhecimento cada vez maior dos segredos da hereditariedade permite descobrir enigmas genéticos outrora indecifráveis. 
Com relação às características hereditárias, é correto afirmar-se que:
01.  na espécie humana são várias as características fenótipicas determinadas por genes dominantes, como por exemplo o da pigmentação normal para a pele, em relação ao albinismo;
02.  o transplante de genes permite que animais chamados transgênicos carreguem em seu DNA genes estrangeiros, ou seja, vindos de outros organismos;
04.  no procedimento de transfusão sangüínea, é de suma importância o conhecimento dos genótipos do receptor e do doador.

Gab: VVF

08 (001012) - (EFOA MG/2000)     
Os mecanismos da herança apresentam diferentes maneiras pelas quais os genes interagem entre si e com o ambiente para manifestarem seus efeitos no fenótipo dos seres vivos. Com relação aos princípios básicos da hereditariedade, assinale a alternativa CORRETA:
a)    Os genes codominantes têm menor influência no fenótipo do que os fatores ambientais.
b)    Na expressão gênica os efeitos do ambiente celular não são considerados.
c)    Os genes dominantes são independentes dos fatores ambientais para se expressarem.
d)    Pode ser muito difícil determinar se o fenótipo resulta mais do efeito gênico do que do ambiental.
e)    Na presença de genes recessivos, apenas o efeito ambiental prevalece no fenótipo.

Gab: D

09 (001047) - (FUVEST SP/2000/1ª Fase)      
Em um organismo, células musculares e células nervosas diferem principalmente por:
a)    possuírem genes diferentes.
b)    possuírem ribossomos diferentes.
c)    possuírem cromossomos diferentes.
d)    expressarem genes diferentes.
e)    utilizarem código genético diferente.

Gab: D

10 (007108) - (UERJ/2006/2ª Fase)   
Num experimento, foram comparadas as características genotípicas e fenotípicas de células retiradas de um tecido de anfíbio, ainda no estágio de girino, com as de células de tecido similar do mesmo indivíduo após atingir a idade adulta.
Explique por que, entre essas células:
a)    as características genotípicas são iguais;
b)    as características fenotípicas são diferentes.

Gab:
a)    Porque elas possuem DNA idênticos.
b)    Porque, embora essas células possuam o mesmo DNA, diferentes genes podem ser ativados ou não durante as etapas do desenvolvimento do indivíduo.

11 (001340) - (UFMG/2000)     
Considerando-se a manutenção de características ou a ocorrência de diferenças fenotípicas dentro de uma espécie, é INCORRETO afirmar que
a)    a ação do ambiente promove alterações freqüentes nos genótipos, permitindo, por isso, a diversificação dos indivíduos.
b)    a diversificação de fenótipos se deve à função evolutiva do DNA, à mutação e à reprodução sexuada.
c)    a duplicação do material genético permite a transmissão de informações genéticas para as gerações seguintes.
d)    o número de cromossomos se mantém constante em diferentes gerações. 

Gab: A

12 (001353) - (UFMG/1999)     
Um estudante de 23 anos, doador de sangue tipo universal, é moreno, tem estatura mediana e pesa 85 Kg.
Todas as alternativas apresentam características hereditárias desse estudante que são influenciadas pelo ambiente, EXCETO
a)    Altura
b)    Grupo sanguíneo
c)    Cor da pele
d)    Peso

Gab: B


13 (001439) - (UFRN/2002)     
Professor Astrogildo combinou com seus alunos visitar uma região onde ocorria extração de minério a céu aberto, com a intenção de mostrar os efeitos ambientais produzidos por aquela atividade. Durante o trajeto, professor Astrogildo ia  propondo desafios a partir das situações do dia-a-dia vivenciadas ao longo do passeio. Algumas das questões propostas por professor . Astrogildo estão apresentadas a seguir para que você responda.
Zeca perguntou: “Professor, já que as células beta do pâncreas de um diabético não são capazes de sintetizar insulina, por que as células alfa desse mesmo órgão não assumem esta função?” A síntese da insulina não ocorre nas células alfa  porque o(s)
a)    gene da insulina está defeituoso.
b)    cromossomos não têm o gene da insulina.
c)    gene da insulina está inativo.
d)    cromossomo com o gene da insulina não está presente.

Gab: C

14 (001616) - (FUVEST SP/2002/1ª Fase)     
Em seu trabalho com ervilhas, publicado em 1866, Mendel representou os fatores hereditários determinantes dos estados amarelo e verde do caráter cor da semente pelas leras A e a, respectivamente. O conhecimento atual a respeito da natureza do material hereditário permite dizer que a letra A usada por Mendel simboliza.
a)    um segmento de DNA com informação para uma cadeia polipeptídica.
b)    um segmento de DNA com informação para um RNA ribossômico.
c)    um aminoácido em uma proteína.
d)    uma trinca de bases do RNA mensageiro.
e)    uma trinca de bases do RNA transportador.

Gab: A

15 (006537) - (FGV/2006)   
Na genética, uma expressão bastante conhecida diz que fenótipo é o genótipo mais o ambiente. Essa expressão  significa que:
a)    o ambiente altera o genótipo do indivíduo, visando à sua adaptação.
b)    o genótipo do indivíduo é o resultado da ação do ambiente sobre seu fenótipo.
c)    o fenótipo do indivíduo é o resultado da expressão de seu genótipo em um dado ambiente.
d)    o genótipo do indivíduo pode variar como resultado da expressão de seu fenótipo em diferentes ambientes.
e)    o fenótipo do indivíduo é invariável e resulta da expressão de seu genótipo, em qualquer que seja o ambiente.

Gab: C

16 (002180) - (UNIFOR CE/1998/Julho - Conh. Espec.)    
Experimento abaixo esquematizado foi realizado com coelhos himalaia.


O resultado obtido mostra que:
a)    o fenótipo resulta da interação genótipo e ambiente.
b)    o genótipo é determinado pelo fenótipo.
c)    os caracteres adquiridos podem ser herdados.
d)    a seleção natural atua diretamente no fenótipo.
e)    as mutações ocorrem naturalmente.

Gab: A

17 (002348) - (UNIFOR CE/2002/Janeiro - Conh. Espec.)     
Um organismo multicelular apresenta vários tipos de células, embora todas elas contenham o mesmo material genético. Isto se deve ao processo de :
a)    transmutação celular por perda de componentes nucleares.
b)    transmutação celular ao longo das etapas embrionárias.
c)    perda de cromatina em diferentes tipos celulares.
d)    diferenciação celular por mutações localizadas.
e)    diferenciação celular por expressão de diferentes genes.

Gab: E

18 (002362) - (UNIFOR CE/2002/Janeiro - Conh. Espec.)     
Um organismo adequado para estudos de genética mendeliana deve apresentar as seguintes características:
a)    muitas gerações ao ano, tamanho pequeno, prole numerosa.
b)    ciclo anual, tamanho pequeno, prole reduzida.
c)    ciclo bianual, tamanho grande, prole numerosa.
d)    muitas gerações ao ano, tamanho grande, prole numerosa.
e)    ciclo anual, tamanho pequeno, prole numerosa.

Gab: A

19 (007829) - (UFAL/2003/1ª Fase - Prova 2)   
As afirmativas seguintes referem-se à evolução das idéias sobre hereditariedade.
00.  Segundo a pangênese, cada órgão ou parte do corpo de um organismo vivo produziria partículas hereditárias chamadas gêmulas que seriam transmitidas aos descendentes no momento da concepção.
01.  O microscópio foi importante para descartar o préformismo pois os citologistas não viam no interior dos óvulos e dos espermatozóides nada que se assemelhasse a uma criatura em miniatura.
02.  A teoria cromossômica da herança foi desenvolvida pelo monge Gregor Mendel, a partir dos seus trabalhos com ervilhas.
03.  Hoje sabe-se que os "fatores" de Mendel correspondem aos cromossomos das células.
04.  A engenharia genética só se desenvolveu a partir dos estudos da dupla hélice do RNA.

Gab: VVFFF

20 (002401) - (UNIFOR CE/2002/Julho - Conh. Espec.)     
Em certa espécie vegetal, o alelo dominante S determina síntese de clorofila, enquanto o alelo recessivo s determina albinismo. Porém, as plantas SS e Ss poderão ser albinas, como as plantas ss, se crescerem no escuro.
Isso porque o ...... resulta da interação do ...... com o ...... . Para completar essa frase corretamente, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por:
a)    fenótipo - alelo - genótipo
b)    fenótipo - genótipo - ambiente
c)    fenótipo - alelo - ambiente
d)    genótipo - ambiente - fenótipo
e)    genótipo - fenótipo – ambiente

Gab: B

21 (007535) - (UDESC SC/2006/Julho)   
Considerando a figura abaixo,


Assinale a alternativa correta.
a)     Essa figura foi obtida durante a fase G1 da interfase mitótica, quando os cromossomos se apresentam com o máximo de espiralização no ciclo celular.
b)     O indivíduo, a partir do qual a figura foi obtida, é um ser humano do sexo masculino.
c)     A figura representa o cariótipo de um indivíduo com 46 cromossomos.
d)     Cada um dos 22 pares numerados representa combinações de alelos de diferentes genes.
e)     A unidade de cada par na figura corresponde a uma das duplas hélices do DNA.

Gab: C

22 (004054) - (UFMS/2005/Inverno - Biológicas)   
Nas afirmativas mostradas a seguir, referentes ao material genético dos organismos vivos, assinale a(s) proposição(ões) correta(s):
01.  Na síntese de uma proteína com 600 aminoácidos, o RNA mensageiro que saiu do núcleo continha 1.800 códons e a seqüência que serviu de molde para a transcrição possuía 5.400 nucleotídeos.
02.  A informação genética pode ser passada de uma célula para outra, em um mesmo indivíduo; porém não pode ser passada de uma geração para outra, de pais para filhos.
04.  Em uma célula eucarionte animal, todas as moléculas de RNA, inclusive todo o RNA mitocondrial, têm sua origem no núcleo.
08.  Em mamíferos, cromossomos homólogos contêm a mesma seqüência linear de genes, sendo exceção a essa regra os cromossomos sexuais X e Y.
16.  Toda a informação genética necessária para formar um organismo vivo está contida em seqüências de timinas, adeninas, citosinas e guaninas arranjadas em diferentes combinações.
32.  Sabe-se atualmente que uma pequena parcela do DNA dos eucariontes é constituída por genes, ou seja, tem sua informação transcrita para moléculas de RNA; as seqüências que não produzem RNA e cuja função não é bem conhecida, constituem o chamado DNA não-codificante.

Gab: 46

23 (003230) - (UFLA MG/2000/Julho)     
A primeira Lei de Mendel refere-se :
a)    ao efeito do ambiente para formar o fenótipo.
b)    à segregação do par de alelos durante a formação dos gametas.
c)    à ocorrência de fenótipos diferentes em uma população.
d)    à ocorrência de genótipos diferentes em uma população.
e)    à união dos gametas para formar o zigoto.

Gab: B

24 (003914) - (Univ. Potiguar RN/1999/Janeiro)     
Célula diplóide é aquela em que:
a)    existem dois cromossomos não homólogos
b)    o cariótipo é formado por dois conjuntos haplóides
c)    cada cromossomo apresenta dois centrômeros
d)    não existe tal célula

Gab: B

25 (004166) - (UNESP SP/2005/Julho)   
Galinhas poedeiras de granja são mantidas em confinamento e sob condições ambientais que estimulam a postura de ovos para a comercialização. Nas granjas, os machos são descartados, pois não têm valor comercial. Porém, no sítio, galos e galinhas caipiras são mantidos soltos no terreno, e os ovos, quando chocados, eclodem em novos pintinhos.
Sabendo-se que nas células somáticas de uma galinha (Gallus gallus) há 76 cromossomos e que na superfície da gema do ovo há uma região chamada blastodisco, a partir da qual se desenvolve o embrião, os números de cromossomos no blastodisco de ovos de galinhas de granja e de ovos fertilizados de galinhas caipiras são, respectivamente,
a)    38 e 76.
b)    38 e 152.
c)    76 e 76.
d)    76 e 152.
e)    152 e 76.

Gab: A

26 (004168) - (UNESP SP/2005/Julho)   
No meio da mata, há uma goiabeira carregada de frutos. Sobre a constituição genética das sementes produzidas por essa goiabeira, pode-se dizer que
a)    as sementes de uma goiaba são idênticas entre si, mas diferem das sementes de outros frutos da mesma goiabeira.
b)    as sementes de uma goiaba são idênticas entre si e idênticas às sementes das demais goiabas.
c)    cada semente de cada goiaba é um indivíduo com constituição genética única.
d)    as sementes só vão diferir entre si se foram formadas a partir da fertilização com pólen de uma outra goiabeira.
e)    se as flores foram fertilizadas com pólen da mesma planta, as sementes apresentarão a mesma constituição genética dos tecidos somáticos da goiabeira-mãe.

Gab: C

27 (004273) - (ACAFE SC/2003/Janeiro)    
Correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

( 1 ) Genes
( 2 ) Cromossomos homólogos
( 3 ) Genótipos
( 4 ) Fenótipos

(   )  Pareiam na meiose.
(   )  Correspondem aos fatores  mencionados por Mendel.
(   )  Constituições genéticas dos indivíduos.
(   )  Características morfológicas e funcionais  dos indivíduos.

A seqüência numérica, de cima para baixo, deve ser:
a)    2  -  3  -  1  -  4
b)    3  -  2  -  1  -  4
c)    2  -  1  -  3  -  4
d)    1  -  3  -  2  -  4
e)    4  -  1  -  2  -  3

Gab: C

28 (004341) - (FUVEST SP/2003/1ª Fase)    
Em plantas de ervilha ocorre, normalmente, autofecundação. Para estudar os mecanismos de herança, Mendel fez fecundações cruzadas, removendo as anteras da flor de uma planta homozigótica de alta estatura e colocando, sobre seu estigma, pólen recolhido da flor de uma planta homozigótica de baixa estatura. Com esse procedimento, o pesquisador:
a)    impediu o amadurecimento dos gametas femininos.
b)    trouxe gametas femininos com alelos para baixa estatura.
c)    trouxe gametas masculinos com alelos para baixa estatura.
d)    promoveu o encontro de gametas com os mesmos alelos para estatura.
e)    impediu o encontro de gametas com alelos diferentes para estatura.

Gab: C

29 (004409) - (UEL PR/2003)     
Considerando que uma espécie de ave apresenta 2n = 78 cromossomos é correto afirmar:
a)    Um gameta tem 39 cromossomos autossomos e 2 cromossomos sexuais.
b)    Um gameta tem 38 cromossomos autossomos e 2 cromossomos sexuais.
c)    Um gameta tem 38 cromossomos autossomos e 1 cromossomo sexual.
d)    Uma célula somática tem 77 cromossomos autossomos e 1 cromossomo sexual.
e)    Uma célula somática tem 78 cromossomos autossomos e 2 cromossomos sexuais.

Gab: C

30 (004487) - (UFC CE/2003)     
Sabendo-se que uma determinada espécie de vertebrado possui número cromossômico 2n=50, assinale a alternativa que associa corretamente o tipo de célula à sua quantidade de cromossomos.
a)    hepatócito – 25
b)    ovogônia – 25
c)    neurônio – 50
d)    fibra muscular – 25
e)    óvulo – 50

Gab: C

31 (004643) - (UFPI/2003/PS Especial)     
As células musculares são diferentes das células nervosas porque:
a)    contêm genes diferentes.
b)    possuem maior número de genes.
c)    usam códigos genéticos diferentes.
d)    possuem menor número de genes.
e)    expressam genes diferentes.

Gab: E

32 (007729) - (UFPR/2005)   
Junto com a imensa diversidade de formas de outras espécies relacionadas, o feijão nosso de cada diaPhaseolus vulgaris – encontra-se preservado em Bancos de Germoplasma (BG), locais onde se armazena a diversidade genética de uma espécie. No Brasil, a coleção mais antiga de Phaseolus encontra-se na Universidade Federal de Viçosa-MG. O maior BG é mantido pelo Centro Nacional de Recursos Genéticos (CENARGEN) em Brasília, onde a variação genética de mais de 8.000 espécimes está preservada e disponível para melhoristas que buscam transferir alelos e características desejáveis de uma espécie para outra, a fim de obter combinações genotípicas com maior potencial produtivo (melhoramento genético). Nas aproximadamente 40 espécies de Phaseolus conhecidas, o conjunto gênico ou número de cromossomos varia de 1 a 12, sendo que as quatro formas cultivadas (vulgaris, coccineus, acutifolis, lunatus) apresentam 2n=22.
Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
a)    As quatro espécies de Phaseolus cujos números cromossômicos são 2n=22 devem ser filogeneticamente mais próximas do que aquelas com número cromossômico 2n¹22.
b)    O cruzamento inter-específico deve ser mais fácil entre espécies com diferentes números de cromossomos.
c)    O cruzamento inter-específico apresenta o mesmo grau de dificuldade independentemente do número cromossômico das espécies consideradas.
d)    Cruzamentos ou hibridações inter-específicas podem ocorrer utilizando-se técnicas avançadas de biologia molecular.
e)    Com os avanços biotecnológicos, bancos de germoplasma se tornam totalmente dispensáveis.

Gab: A

33 (004688) - (UFSCar SP/2003/1ª Fase)    
Ao compararmos células somáticas de diferentes tecidos do corpo de uma pessoa, encontraremos:

Gab: E

34 (004694) - (UFSCar SP/2003/1ª Fase)    
Um pesquisador verificou que o núcleo celular dos óvulos de uma certa espécie de formiga tem 4 cromossomos e uma quantidade X de DNA. Considerando-se que os machos de formiga desenvolvem-se por partenogênese e são haplóides, que quantidade de DNA e de cromossomos se espera encontrar no núcleo dos espermatozóides dessa espécie?
a)    2X de DNA e 8 cromossomos.
b)    2X de DNA e 4 cromossomos.
c)    X de DNA e 4 cromossomos.
d)    X de DNA e 2 cromossomos.
e)    1/2 X de DNA e 2 cromossomos.

Gab: C

35 (004925) - (UFC CE/2004)   
Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:
a)    a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.
b)    o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.
c)    o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.
d)    as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.
e)    os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo.

Gab: B

36 (007741) - (UFRRJ/2006/Julho)   
Um determinado vegetal, pertencente ao grupo das Angiospermas, possui 2n = 38.
Considerando tal informação, cite quantos cromossomos encontraremos no
a)    embrião desta planta? Por quê?
b)    endosperma desta planta? Por quê?

Gab:
a)    38, pois ele é formado pela união de um núcleo espermático com a oosfera.
b)    57, pois ele é triplóide, sendo formado pela união de um segundo núcleo espermático com os núcleos polares.

37 (005059) - (UFRJ/2004)   
O governo de uma sociedade totalitária decidiu conter a expansão demográfica reduzindo a proporção de homens na população.
Com esse objetivo, foi então promulgada uma lei segundo a qual todas as mulheres que tivessem um filho homem não mais poderiam ter filhos. As demais mulheres poderiam continuar a ter filhos até que tivessem um filho homem.
Essa lei atingirá o objetivo desejado depois de algumas gerações? Justifique sua resposta.

Gab:      A lei não alterará a proporção de homens na população. Para qualquer gestação haverá sempre 50% de probabilidade de nascer uma criança do sexo masculino e 50% do sexo feminino. Contudo, tal lei contribuirá para a redução da expansão demográfica pois depois de duas gestações ¾ das mulheres terão 2 ou menos filhos.

38 (005080) - (UFS SE/2003)   
O estudo da genética constitui-se num dos principais campos da Biologia desde o final do século XIX. As afirmações abaixo referem-se a essa ciência.
00.  Um homem hemofílico casado com uma mulher não portadora do gene para hemofilia pode ter filhas normais ou hemofílicas, mas não terá nenhum filho hemofílico.
01.  As mutações são eventos prejudiciais para a vida, pois sempre resultam em alterações no genótipo e em desvantagem adaptativa dos mutantes.
02.  A manutenção do número de cromossomos ao longo das gerações depende das divisões mitóticas, pois neste tipo de divisão duas células idênticas são produzidas.
03.  Genes ligados tendem a ser herdados juntos, pois estão situados em lócus próximos no mesmo cromossomo.
04.  O sexo dos indivíduos é geralmente determinado pelos tipos de cromossomos presentes no zigoto. Contudo há espécies nas quais o sexo é determinado pela fecundação ou não dos ovos que se desenvolvem.

Gab: FF*VV (*item nulo)

39 (006137) - (UEPB/2005)   
Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:

I.      genótipo
II.     fenótipo
III.   gene
IV.   heredograma

A.    É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.
B.     Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
C.     É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
D.    São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.

Assinale a alternativa correta:
a)     I-A ; II-B ; III-D ; IV-C
b)    I-C ; II-D ; III-B ; IV-A
c)     I-B ; II-A ; III-D ; IV-C
d)    I-A ; II-C ; III-B ; IV-D
e)    I-D ; II-B ; III-A ; IV-C

Gab: B

40 (006266) - (UFJF MG/2005/1ª Fase)   
Um floricultor, após intenso trabalho de melhoramento genético, obteve uma variedade de planta com flores de grande valor econômico. Visando a reprodução dessa variedade de planta com a manutenção das características selecionadas, o floricultor deve realizar:
a)     o retrocruzamento com plantas heterozigotas.
b)    o plantio de sementes híbridas.
c)     a retirada dos estames das flores.
d)    a propagação por sementes obtidas pelo cruzamento com plantas selvagens.
e)    a produção de mudas através de métodos assexuados.

Gab: E

41 (007767) - (UNESP SP/2006/Julho)   
Observe a figura.


No que se refere à determinação genética do sexo, pode-se dizer que
a)    os genes do cromossomo X são todos recessivos, o que implica que, para que se desenvolvam as características sexuais femininas, necessite-se de dois cromossomos X.
b)    a presença do cromossomo Y no zigoto determina a formação de testículos no embrião em desenvolvimento.
c)    o cromossomo X carrega apenas os genes responsáveis pela diferenciação sexual feminina, enquanto o cromossomo Y carrega apenas os genes responsáveis pela diferenciação sexual masculina.
d)    a presença de um único cromossomo sexual determina anomalias no desenvolvimento do indivíduo: síndrome de Turner, se o único cromossomo sexual presente for o X, e síndrome de Klinefelter, se o único cromossomo sexual presente for o Y.
e)    os cromossomos X e Y não têm qualquer papel na diferenciação sexual masculina ou feminina, sendo os responsáveis por essa diferenciação os hormônios testosterona e progesterona, respectivamente.

Gab: B

42 (006812) - (UFF RJ/2006/1ª Fase)   
 “Em algumas populações da América do Sul, praticamente todos os cromossomos Y são da Europa e todo DNA mitocondrial é de grupos locais (Carvajal-Carmona et al., American Journal of Human Genetics 67: 1062-66, 2000. Citado em A História da Humanidade, Olson S., Ed. Campus)”.

Analise a frase acima e assinale a alternativa que indica a origem do cromossomo Y e do DNA das mitocôndrias nas células humanas.
a)    O cromossomo Y é herdado somente do pai e apenas pelos filhos homens, enquanto o DNA mitocondrial é somente de origem materna e é herdado apenas pelas filhas.
b)    O cromossomo Y é herdado somente do pai e apenas pelos filhos homens, enquanto o DNA mitocondrial é somente de origem materna, tanto nos filhos quanto nas filhas.
c)    O cromossomo Y é herdado somente do pai e está presente no nucleoplasma, enquanto o DNA mitocondrial é tanto de origem paterna quanto materna e encontra-se no citoplasma.
d)    O cromossomo Y é herdado somente do pai e está presente nas células germinativas, enquanto o DNA mitocondrial é de origem materna e está presente nas células somáticas.
e)    O cromossomo Y é herdado somente do pai e está presente nas células somáticas, enquanto o DNA mitocondrial é de origem materna e está presente nas células germinativas.

Gab: B

43 (008024) - (UFSCar SP/2007/1ª Fase)   
O exame de um epitélio e do tecido nervoso de um mesmo animal revelou que suas células apresentam diferentes características.
Isso ocorre porque
a)    as moléculas de DNA das duas células carregam informações diferentes.
b)    os genes que estão se expressando nas duas células são diferentes.
c)    o mecanismo de tradução do RNA difere nas duas células.
d)    o mecanismo de transcrição do DNA nas duas células é diferente.
e)    os RNA transportadores das duas células são diferentes.

Gab: B

44 (007497) - (PUC SP/2006/Julho)   
O gato doméstico (Felis domestica) apresenta 38 cromossomos em suas células somáticas. No núcleo do óvulo normal de uma gata são esperados:
a)    19 cromossomos simples e 19 moléculas de DNA.
b)    19 cromossomos duplicados e 38 moléculas de DNA.
c)    38 cromossomos simples e 38 moléculas de DNA.
d)    38 cromossomos simples e 19 moléculas de DNA.
e)    19 cromossomos duplicados e 19 moléculas de DNA.

Gab: A

45 (007505) - (UCS RS/2006/Janeiro)   
Um gene pode ser reconhecido por sua seqüência de segmentos codificadores.
Analise o esquema de DNA abaixo.


De acordo com o esquema, analise as proposições abaixo quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F).
(   ) Os genes codificadores são expressos em íntrons e éxons.
(   ) O cDNA é expressão somente dos éxons.
(   ) As seqüências clonadas serão ACCTGAA... e CCGTAACAGT...
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a)    FVV
b)    VVF
c)    VVV
d)    VFV
e)    FVF

Gab: E

46 (007576) - (UEPB/2006/Julho)   
Em um organismo, células musculares e células nervosas diferem principalmente por
a)    possuírem ribossomos diferentes.
b)    possuírem genes diferentes.
c)    expressarem genes diferentes.
d)    possuírem cromossomos diferentes.
e)    utilizarem código genético diferente.

Gab: C

47 (008917) - (UFSM/2007)  
Considerando–se indivíduos hemofílicos so sexo masculino, pode–se afirmar que suas células somáticas e gaméticas, respectivamente, possuem
a)    46 autossomos – 23 alossomos.
b)    44 alossomos + XX – 22 alossomos +XX ou X.
c)    44 alossomos + XY – 22 alossomos + X ou Y.
d)    46 autossomos + XX – 23 autossomos + X ou X.
e)    44 autossomos + XY – 22 autossomos + X ou Y.

Gab: E

48 (008978) - (UNIMONTES MG/2007/Inverno)  
Imagine um indivíduo de uma determinada espécie animal com quatro genes, cada um localizado em um diferente autossomo. Considerando que ele apresente alelos homozigotos para o dominante de um deles, heterozigoto em relação a dois e homozigoto para o recessivo do quarto, assinale a alternativa que contenha a representação CORRETA do genótipo desse indivíduo.
a)    Aa BbCc Dd.
b)    AABBCCDD.
c)    AABb Cc dd.
d)    AaBBCCdd.

Gab: C

49 (009077) - (MACK SP/2008/Verão)  
O carbono-14 (14C) é um elemento bastante usado para a datação de fósseis recentes (com menos de 50 mil anos). A meia-vida do carbono-14 é de 5.730 anos. Assim, decorridos 5.730 anos da morte de um organismo, metade da radioatividade original devida ao carbono-14 terá desaparecido. Passados mais 5.730 anos, metade do que sobrou terá se desintegrado, restando apenas 25% da radioatividade original e, assim, por diante.
Extraído e modificado de Amabis e Martho, Conceitos de
Biologia

Baseado no exposto, um fóssil que apresentar 3% da radioatividade devido ao carbono-14 terá a idade aproximada de
a)    22.500 anos.
b)    23.000 anos.
c)    24.600 anos.
d)    26.000 anos.
e)    28.000 anos.

Gab: E

50 (009099) - (PUC RJ/2008)  
Uma das estratégias que pode permitir a existência de biodiversidade é o aumento da variabilidade gênica, que pode se dar em função de um dos seguintes processos:
a)    reprodução assexuada.
b)    aumento de emigração.
c)    inibição de mutações.
d)    reprodução sexuada.
e)    cruzamentos consangüíneos.

Gab: D

51 (009159) - (UEM PR/2008/Janeiro)  
Sobre alguns conceitos biológicos, assinale a alternativa incorreta.
a)    Genótipo é o conjunto das características morfológicas e fisiológicas apresentadas por um indivíduo.
b)    Cromatina é o termo usado para indicar o conjunto de cromossomos presente no núcleo celular.
c)    Autossomos são os cromossomos humanos presentes tanto em células femininas quanto em células masculinas.
d)    Cariótipo é o conjunto de características dos cromossomos de uma célula.
e)    Genoma é o conjunto de moléculas de DNA de uma espécie que contém todos os seus genes e as seqüências de nucleotídeos não codificantes.

Gab: A

52 (009288) - (UFRN/2008)  
A betaglobina, uma das unidades protéicas que formam a hemoglobina, é sintetizada nas células vermelhas do sangue, durante sua formação na medula. Embora o material genético das hemácias se perca quando elas se tornam adultas, o gene da betaglobina ainda pode ser estudado, pois
a)    a expressão gênica é igual em todas as células do sangue.
b)    ele também é encontrado nos leucócitos.
c)    o código genético é degenerado nas células sanguíneas.
d)    seu códon ainda está ativo nas hemácias.

Gab: B

53 (009316) - (UFSC/2008)  
Sobre os cromossomos X e Y, responsáveis pela determinação cromossômica do sexo da espécie humana, é correto afirmar que:

01.   todos os homens normais receberam o cromossomo Y de seu avô paterno, mas nem todos receberam o cromossomo X  de sua avó materna.
02.   todas as mulheres normais receberam um cromossomo X de sua avó paterna, mas nem todas receberam um cromossomo X  de sua avó materna.
04.   todos os genes presentes nos cromossomos X e Y são responsáveis pelo desenvolvimento sexual de um indivíduo.
08.   apenas o cromossomo X  tem  genes  responsáveis pelo desenvolvimento sexual, pois o cromossomo Y  tem poucos genes.
16.   todos os genes do cromossomo Y são responsáveis pelo  desenvolvimento  sexual  mas-culino.
32.   o sistema XY de determinação cromossômica do sexo está presente apenas na espécie humana.
64.   os cromossomos  X e Y  são assim denominados porque apresentam a forma de um  X  e de um  Y.

Gab: 03

54 (009377) - (UNIFESP SP/2008)  
Analise a figura.
A figura representa um cromossomo em metáfase mitótica.
Portanto, os números I e II correspondem a:
a)    cromossomos emparelhados na meiose, cada um com uma molécula diferente de DNA.
b)    cromátides não-irmãs, cada uma com uma molécula idêntica de DNA.
c)    cromátides-irmãs, cada uma com duas moléculas diferentes de DNA.
d)    cromátides-irmãs, com duas moléculas idênticas de DNA.
e)    cromossomos duplicados, com duas moléculas diferentes de DNA.

Gab: D

55 (009767) - (UEG GO/2008/Julho)  
Vários projetos são desenvolvidos com a finalidade de desvendar o genoma de diferentes espécies de seres vivos. Dentre eles, destacam-se o Projeto Genoma Humano e o Projeto Genoma da bactéria Tyobacterium tuberculosis (bacilo da tuberculose). Alguns conceitos em genética são importantes para compreender os objetivos do Projeto Genoma. Desta forma, diferencie conceitualmente gene, DNA e genoma.

Gab:
Gene –  região do DNA que pode ser transcrita em molécula de RNA;
DNA – Ácido nucléido formado por unidades menores denominadas nucleotídeos. Nessa molécula o açúcar de 5 carbonos é a desoxirribose.
Genoma – Conjunto de todo o DNA que todo o organismo tem em cada uma de suas células.

56 (010178) - (UEM PR/2009/Janeiro)  
Com relação aos conceitos de genética, assinale o que for correto.

01.  Ocorre interação gênica quando dois ou mais genes, localizados ou não no mesmo cromossomo, agem conjuntamente na determinação de uma característica.
02.  Na reprodução sexuada, um indivíduo transmite a seus descendentes combinações gênicas diferentes das que recebeu de seus pais.
04.  Daltonismo, hemofilia e distrofia muscular são doenças hereditárias ligadas ao cromossomo Y.
08.  A unidade de transcrição gênica é definida como um segmento de DNA que é transcrito em uma molécula de RNA.
16.  A variabilidade genética não influencia na capacidade da população em se adaptar eficientemente às alterações do ambiente.

Gab: 01-02-08

57 (010574) - (UNCISAL AL/2009)  
Considere a célula de um mamífero hipotético esquematizada com os seus cromossomos.
A célula representada pertence a um organismo do sexo
a)    feminino, apresentando quatro cromossomos autossomos.
b)    feminino, apresentando dois cromossomos autossomos.
c)    feminino, apresentando dois cromossomos sexuais.
d)    masculino, apresentando quatro cromossomos sexuais.
e)    masculino, apresentando dois cromossomos sexuais.

Gab: E

58 (010630) - (UNIFESP SP/2009)  
A síndrome de Gaucher é autossômica e recessiva. Ela consiste na deficiência de uma enzima dos lisossomos, responsável pela digestão de gorduras das células. No caso de pacientes com a síndrome de Gaucher, pode-se afirmar corretamente que:

a)    a deficiência da enzima levará ao acúmulo de lipídios no fígado do portador da síndrome.
b)    a introdução de cópias do gene normal nas células do fígado evitará a síndrome nos descendentes.
c)    a deficiência enzimática e a mutação estão presentes apenas nas células do fígado.
d)    por ser uma anomalia de enzima dos lisossomos, ela não é hereditária.
e)    o cruzamento de um homem heterozigótico com uma mulher afetada resulta em 25% de probabilidade de filhos afetados.

Gab: A

59 (010644) - (UNIOESTE PR/2009)  
Relativo ao fluxo da informação genética e seus constituintes, assinale a alternativa INCORRETA.

a)    Nucleotídeo é formado por uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato.
b)    Bases púricas e pirimídicas possuem dois e um anéis, respectivamente.
c)    Ribossomos são formados apenas por RNA ribossômico.
d)    O fluxo da informação genética pode ocorrer de RNA para DNA.
e)    RNA mensageiro e RNA transportador participam da tradução.

Gab: C

60 (010806) - (UFCG PB/2009/1ª Etapa)  
A continuidade genética entre células e organismos de reprodução sexual é mantida pelos processos de Mitose e Meiose, em que o DNA é separado em cromossomos. Na tabela abaixo, são apresentados os números de cromossomos haplóides de algumas espécies.


Entre as afirmativas abaixo, uma é INCORRETA, aponte-a:

a)    Em cada neurônio de Felis catus são encontrados 76 cromossomos.
b)    Uma célula epitelial humana tem 02 cromossomos sexuais.
c)    O número de cromossomos autossomos de um fibroblasto humano é 46.
d)    Um espermatozóide de Canis familiaris tem 39 cromossomos.
e)    A meiose só ocorre em células-diplóides (2n) e as célulasfilhas são sempre haplóides (n).

Gab: C

61 (011254) - (UNESP SP/2009/Julho)  
Leia o que segue.

Após realizar os experimentos com as ervilhas, Mendel tirou as seguintes conclusões:

     cada organismo possui um par de fatores (I) responsáveis pelo aparecimento de determinada característica (II);
     quando um organismo tem dois fatores diferentes, pode ocorrer que apenas uma característica se manifeste (III);
     cada caráter é condicionado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas (IV), nos quais ocorrem em dose simples.

No texto, as informações I, II, III e IV relacionam-se, respectivamente, aos termos:

a)    I – genes alelos; II – fenótipo; III – dominância; IV – meiose.
b)    I – genes alelos; II – genótipo; III – monoibridismo; IV – mutação gênica.
c)    I – bases nitrogenadas; II – fenótipo; III – dominância; IV – mitose.
d)    I – genes alelos; II – fenótipo; III – monoibridismo; IV – mitose.
e)    I – monoibridismo; II – genótipo; III – homozigose; IV – meiose.

Gab: A

62 (011295) - (UNIMONTES MG/2009/Inverno)  
Características hereditárias são o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução. A figura a seguir ilustra esse assunto. Observe-a.


De acordo com a figura e o assunto abordado, analise as alternativas a seguir e assinale a que REPRESENTA o nome dado aos resultados obtidos nos .possíveis cruzamentos. evidenciados na figura.

a)    Locus.
b)    Fenótipo.
c)    Genes alelos.
d)    Genótipo.

Gab: B

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